Em Ritmo de Fuga : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Em Ritmo de Fuga

Em Ritmo de Fuga - filme

Em Ritmo de Fuga. É preciso começar falando desse título. É compreensível que uma tradução literal ao estilo de "motorista de bebê" ou mesmo "bebê motorista" não faria sentido. Mas a escolha em português dá a sensação de um filme de ação B, daqueles que enchem de tanto passar nas tardes televisivas.

A verdade é que Baby Driver está mais próximo de outro filme com título parecido, Drive (2012) estrelado por Ryan Gosling. Um excelente motorista, reservado, que fala pouco e serve como piloto de fuga em assaltos. Porém, apesar da premissa e semelhanças do protagonista, este novo filme de Edgar Wright é bem diferente da obra de Nicolas Winding Refn, acrescentando, inclusive, o humor tão característico dos filmes do diretor inglês.

Em Ritmo de Fuga - filmeAnsel Elgort é Baby, um motorista de fuga que fala pouco. Na verdade, ele parece até mesmo um autista, sempre em um mundo próprio com seus fones de ouvido. A música é um artifício para abafar um eterno zunido que ele ouve, sequela de um acidente na infância. Mas acaba sendo a chave de outra marca que Edgar Wright consegue imprimir, as canções não são apenas trilha sonora incidental, elas fazem parte do roteiro, ajudando a narrativa a avançar.

Baby literalmente dirige no ritmo da música, por isso, o infeliz título em português. E a harmonia entre roteiro, direção e montagem para construir isso é impressionante. Todo o filme segue o compasso das músicas, não é simplesmente algumas cenas como Guardiões da Galáxia, ou um trailer como o segundo de Esquadrão Suicida. Ouvimos o que Baby ouve e, sempre que não há música, o incômodo zunido está lá, nos lembrando também dessa característica do protagonista.

O grande trunfo do roteiro está nessa construção peculiar de um jovem com um passado traumático, preso a um homem inescrupuloso que coordena assaltos. Baby precisa pagar uma dívida com Doc, a mente por trás dos crimes, interpretado por Kevin Spacey. Isso justifica suas ações e deixa brechas para sua personalidade. Um rapaz bom, como muitos definem, que não gosta do mundo de crime, criando, assim, a ironia dramática que enriquece a história e torna crível a sua resolução.

Em Ritmo de Fuga - filmeAo aprofundar seu protagonista, com seu pai adotivo e sua namorada, o roteiro cresce, porém, escorrega ao não aprofundar os bandidos com quem ele convive. Jamie Foxx se apresenta como o bandido caricato, desconfiado, cheio de tatuagens, que mata sem perguntar. Eiza González e Jon Hamm fazem o casal de bandidos, sem maiores explicações. Da mesma maneira que Kevin Spacey é simplesmente o "poderoso chefão". Sendo assim, muita coisa na resolução fica mal explicada, simplificada demais ou incongruente.

De qualquer maneira, o filme consegue cumprir seu propósito, com muitas cenas de pura adrenalina e perseguições eletrizantes, mas que trazem um apuro técnico que impressiona. A começar pela montagem em comunhão com a música, conforme já citado. A fotografia também é cuidadosa, dosando luzes e sombras, assim como os planos de direção nos deixam dentro do carro, com Baby.

Ansel Elgort continua com a cara de bom moço do Gus de A Culpa é das Estrelas, ainda que sua participação na série Divergente já desse indícios de que ele conseguiria construir um papel dúbio. Baby é um bom moço, mas com ações dúbias e, assim, funcionando perfeitamente em cena. É o ator que tem maior material para trabalhar sua personagem, já que os demais acabam sendo estereótipos com algumas nuanças. O que não é exatamente ruim, já que temos aqui ótimos atores que cumprem bem o seu papel.

O fato é que Em Ritmo de Fuga é um ótimo filme de ação, com doses de comédia e drama psicológico, além de um certo romance. Um filme maduro de Edgar Wright que vai além de sua trilogia de "sangue e sorvete" e da aventura Scott Pilgrim Contra o Mundo. Não necessariamente melhor que estes, mas demonstra que o diretor é capaz de vôos mais altos dentro do universo cinematográfico, não se restringindo a um nicho.


Em Ritmo de Fuga (Baby Driver, 2017/ EUA)
Direção: Edgar Wright
Roteiro: Edgar Wright
Com: Ansel Elgort, Jon Hamm, Eiza González, Lily James, Jamie Foxx, Kevin Spacey, Jon Bernthal
Duração: 112 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.