Lady Bird: É Hora de Voar : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Lady Bird: É Hora de Voar

Lady Bird: É Hora de Voar - filme

Existem diversos tipos de adolescentes, mesmo os chamado "coming of age" podem seguir os caminhos mais diversos. Lady Bird chama a atenção por ser tão parecido a tudo o que você já viu e ao mesmo tempo tão singular.

Christine McPherson é uma típica adolescente que vive em Sacramento. Não gosta de ser pobre, estuda em um colégio católico, mas questiona a religião, tem uma relação de amor e ódio com sua mãe e sonha em fazer faculdade em Nova York. O filme até flerta com alguns estereótipos do high school, sua melhor amiga Julie é uma gordinha, boa de matemática que em determinado momento não vai servir a seus propósitos, por exemplo. Mas o roteiro não foca nisso, trazendo diversos plots que vão nos surpreendendo, desde uma revelação sobre o primeiro namorado até o baile de formatura.

Lady Bird: É Hora de Voar - filmeÉ um filme de personagem. Christine, ou melhor, Lady Bird que é como ela se auto-denomina, está descobrindo a vida, amadurecendo e experimentando tudo que esse momento lhe traz. As primeiras relações sexuais, o primeiro trabalho, a primeira carteira de motorista. E também algumas experiências com artes e com escolhas profissionais.

Greta Gerwig nos apresenta tudo isso de maneira leve, sem os típicos traumas adolescentes que sempre parecem exageros. Mesmo as brigas com a mãe soam passageiras e suportáveis, mesmo quando esta lhe parece mais dura do que deveria. Há códigos ali muito próprios de uma relação entre mãe e filha, entre disputa e cuidado, amor e ódio. E Laurie Metcalf e Saoirse Ronan são extremamente sensíveis em conduzir essa relação com todas as nuanças que lhe cabem.

Lady Bird: É Hora de Voar - filmeHá verdade em Lady Bird, mesmo que seja a verdade da ficção. É fácil embarcar em seu universo e comprar suas personagens. Criamos empatia com todos por mais odiáveis que pareçam em determinados momentos. As próprias questões do roteiro parecem se antecipar pela naturalidade com que vão se desenrolando.

A direção é precisa em construir seu ritmo a partir de rotinas nos colando junto as personagens em seu dia a dia. Talvez por isso o que fique da obra seja essa sensação de acolhimento. E determinado momento ouvimos a frase de que "amor e atenção" talvez sejam a mesma coisa. E é isso que o filme nos passa, por ser feito com tanta atenção aos pequenos detalhes, parece mesmo repleto de amor e acolhimento.

Lady Bird: É Hora de Voar nos conquista por sua simplicidade. Bem conduzido por Greta Gerwig em seu filme de estreia, ela deixa, literalmente que suas personagens e interpretem alcem voo em tela.


Lady Bird: É Hora de Voar (Lady Bird, 2018 / EUA)
Direção: Greta Gerwig
Roteiro: Greta Gerwig
Com: Saoirse Ronan, Laurie Metcalf, Tracy Letts
Duração: 94 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.