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Amor à Segunda Vista
Amor à Segunda Vista
Poucas duplas no cinema do início dos anos 2000 evocam com tanta facilidade o charme das comédias românticas quanto Sandra Bullock e Hugh Grant. Em Amor à Segunda Vista (Two Weeks Notice), dirigido por Marc Lawrence, essa combinação é o motor narrativo e emocional de um filme que se ancora num formato clássico do gênero — a tensão amorosa entre opostos — mas que tenta costurar questões sociais e políticas dentro de uma embalagem leve, ainda que nem sempre com a finesse desejada.
Sandra Bullock interpreta Lucy Kelson, uma advogada idealista formada em Harvard que milita por causas sociais, especialmente a preservação de espaços comunitários em Nova York. Sua personagem, construída com aquela combinação já conhecida de inteligência, trapalhadas e coração generoso, funciona como o eixo moral da trama. Hugh Grant vive George Wade, um magnata mimado e carismático do setor imobiliário, dono de uma lábia tão afiada quanto sua incapacidade de tomar decisões sem depender de Lucy. Ele é o típico playboy rico, infantilizado, que encontra em sua assistente um porto seguro e também, claro, a figura feminina que vai desestabilizar e, eventualmente, transformá-lo.
O diretor Marc Lawrence, que aqui estreia na direção após longa carreira como roteirista (inclusive com Sandra Bullock, como Miss Simpatia), demonstra um olhar seguro para a estrutura narrativa da comédia romântica. Ele respeita os rituais do gênero: o encontro inusitado, o período de tensão e encantamento, a separação simbólica, e o reencontro redentor. No entanto, talvez por vir do roteiro e não da mise-en-scène, Lawrence tende a deixar a direção visual no piloto automático. Há pouca invenção formal. As escolhas de enquadramento são funcionais, os ambientes nova-iorquinos, como o luxuoso escritório de George ou a charmosa comunidade onde Lucy cresceu, são usados mais como paisagem do que como extensão emocional da história. É como se a cidade estivesse ali apenas como pano de fundo, quando poderia ser personagem.
Ainda assim, o timing cômico da dupla Bullock e Grant é o que realmente sustenta o filme. A química entre eles é inegável, embora venha embalada em estereótipos de gênero que envelheceram mal: ela como a mulher competente que precisa cuidar de um homem emocionalmente disfuncional; ele como o sujeito que se apaixona quando finalmente enxerga a mulher para além de sua utilidade. Em um momento emblemático, Lucy, exausta da dependência do patrão, pede demissão. A sequência concentra o humor, a dinâmica de poder entre os personagens e a virada da narrativa. É, também, o momento em que o filme mais se aproxima de uma crítica ao universo corporativo, mesmo que suavizada.
O roteiro, escrito pelo próprio Lawrence, tenta equilibrar crítica social com romance. Lucy não é apenas uma advogada idealista: ela representa a luta contra a especulação imobiliária, contra o apagamento de comunidades em nome do lucro. O problema é que esse subtexto político aparece quase como um adereço. O embate entre ética e pragmatismo, que poderia ter sido o coração do filme, acaba sendo relegado a uma camada superficial. A sensação é de que o filme quer ser engajado, mas sem perder o charme leve e previsível que se espera de uma comédia romântica para as tardes de domingo. E, nesse jogo, a política acaba cedendo lugar à fofura.
Grant, por sua vez, interpreta com maestria o tipo de personagem que se tornou sua marca registrada: o homem rico, charmoso e displicente que esconde inseguranças por trás de piadas rápidas. Mas há momentos em que ele parece confortável demais nesse papel, quase no piloto automático. Bullock, ao contrário, injeta energia em sua personagem. Ela tem timing cômico afiado e uma entrega sincera nos momentos dramáticos. Ainda assim, o arco de Lucy é comprometido pela necessidade de suavizar sua independência para o romance acontecer. Sua decisão de largar o emprego e buscar outra carreira parece um gesto de autonomia, mas no fundo é apenas o movimento necessário para que o relacionamento com George possa florescer num novo cenário.
Entre os pontos positivos, além da química dos protagonistas, destaca-se o ritmo ágil do filme. Não há grandes enrolações narrativas, e os diálogos são bem escritos, especialmente quando trocados entre os protagonistas. O humor é leve, quase sempre eficiente, e há uma sensibilidade nas entrelinhas que revela o cuidado de Lawrence com os personagens. Por outro lado, a previsibilidade do roteiro, que se apega demais à fórmula, e a superficialidade com que aborda temas mais densos são claras limitações. E é difícil não notar como o filme reproduz certos clichês da comédia romântica sem pensar em subvertê-los ou atualizá-los.
Amor à Segunda Vista funciona melhor quando aceita seu papel de entretenimento escapista e aposta na química de sua dupla central. Como documento do início dos anos 2000, ele também captura um momento curioso da indústria cinematográfica: quando filmes de grande estúdio ainda apostavam em roteiros minimamente engajados e tentavam, mesmo timidamente, discutir temas como gentrificação, desigualdade urbana e responsabilidade social.
Hoje, revendo o filme mais de vinte anos depois, é possível perceber seus limites ideológicos e estéticos. Mas também é possível reconhecer seu valor como um artefato cultural de uma época em que a comédia romântica ainda tentava ser mais do que apenas um apaixonante encontro de duas pessoas. Se o espectador estiver disposto a embarcar numa história previsível, mas bem executada, com atuações carismáticas e um toque de crítica social, Amor à Segunda Vista entrega o prometido.
Amor à Segunda Vista (Two Weeks Notice, 2003 / Estados Unidos)
Direção: Marc Lawrence
Roteiro: Marc Lawrence
Com: Sandra Bullock, Hugh Grant, Alicia Witt, Dana Ivey, Robert Klein, Heather Burns
Duração: 101 min.

Ari Cabral
Bacharel em Publicidade e Propaganda, profissional desde 2000, especialista em tratamento de imagem e direção de arte. Com experiência também em redes sociais, edição de vídeo e animação, fez ainda um curso de crítica cinematográfica ministrado por Pablo Villaça. Cinéfilo, aprendeu a ser notívago assistindo TV de madrugada, o único espaço para filmes legendados na TV aberta.
Amor à Segunda Vista
2025-07-18T08:30:00-03:00
Ari Cabral
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