Gotas de liberdade : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Gotas de liberdade

Falar na Índia está em alta, seja na novela das oito ou na cerimônia do Oscar. Então, vamos falar de um filme que me emocionou profundamente: Water, que aqui ganhou o título de Gotas de liberdade. Escrito e dirigido por Deepa Mehta, foi proibido na Índia, sendo co-produzido e lançado pelo cinema canadense. Deepa Mehta faz o chamado cinema indiano independente, à parte das grandes indústrias da Índia, sempre com temas polêmicos e buscando expor aquilo que considera errado em seu país. Por isso, ela tem forte oposição dos grupos de fundamentalistas hindus e, por muitos não é considerado cinema indiano, já que suas histórias têm que ser produzidas fora do país.

A Índia possui a maior indústria de cinema do mundo, o povo indiano é simplesmente apaixonado por filmes e gera quase 900 longas por ano. Ao contrário do que muitos pensam, Bollywood é apenas uma dessas indústrias, apesar de ser a mais conhecida e com maior número de expectadores. O nome Bollywood vem da junção de Hollywood com Bombaim (antigo nome da cidade onde concentra-se essa indústria) e abrange os filmes falados em hindi. Em geral, os filmes indianos possuem romance, aventura e drama recheados de muita música. Sempre com um tom leve e bonito de se ver.

Deepa Mehta, ao contrário, prefere retratar uma realidade por trás dessa alegria. E por suas críticas incomoda muitas pessoas. Em Water, seu longa de 2005 que concorreu ao Oscar de 2007 (perdendo para o alemão A vida dos outros), Deepa fala da situação deplorável das viúvas na Índia. Ele é o último de uma trilogia: Terra, Fogo e Água, e comove ao retratar uma jovem viúva de apenas nove anos, que não consegue se conformar com sua situação de excluída.

Segundo as escrituras, à viúva só existem três opções: morrer com o marido, uma vida de abnegação ou casar com o irmão mais novo do marido, se a família permitir. Sem obrigação de sustentar mais uma pessoa, as famílias depositam as mulheres em abrigos com poucas opções, apenas com roupas brancas, cabeça raspada e nenhum dinheiro. A pequena Chuyia passa a conviver com diversas mulheres em idades e humores diferentes e conhece a bela Kalyani, única viúva com cabelo, por servir de prostituta para conseguir dinheiro para o grupo. As duas começam uma amizade que ajuda a menina a conviver com aquela situação.

Em todos os momentos, o filme contrasta a bela fotografia indiana com aquelas mulheres de branco e cabeça raspada, tristes, decadentes, esperando a morte chegar. Possui uma poesia ímpar e emociona a todos, principalmente no final. Os atores, em sua maioria desconhecidos do grande público, contam com uma estrela de Bollywood, o ator John Abraham.



Mais do que um filme, uma reflexão, Water termina com a frase: "Há 34 milhões de viúvas na Índia segundo o Censo de 2001, muitas continuam a viver sob condições subumanas, como prescrito 2000 anos atrás nos textos sagrados de Manu." Vale a pena ser conferido.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.