A mulher e o cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A mulher e o cinema

Quando o francês Georges Méliès viu aos filmes dos irmãos Lumière, percebeu que podia ir além e utilizar sua magia para criar filmes narrativos. Em 1899, ele filmou Cinderela em 20 cenas e, assim, o feminino chegou as telas do cinema. A mulher que simboliza o argumento universal "Amor como ascensão social", a doce, boa e servil donzela a espera de seu príncipe encantado. Por muitos anos, as mulheres foram vistas e representadas no cinema desta forma.

A revolução sexual dos anos 60 e a oficialização do decreto do dia Internacional da Mulher em 1975 (em homenagem as mulheres mortas na manifestação de 1857 na fábrica de tecidos de NY) incentivaram novas abordagens. Filmes memoráveis puderam ser feitos mostrando a mulher em suas diversas fases e possibilidades. Seria impossível fazer uma lista pessoal, diante de tantos exemplos, por isso cito e indico aqui o livro A Mulher vai ao cinema, de Inês Assunção de Castro Teixeira e José de Sousa Miguel Lopes. Nele, são feitas análises de diversos filmes que mostram exemplos de mulheres dignas de serem lembradas e homenageadas em um dia como este.

Clique para Comprar

Alguns dos Filmes do livro:
Rosa Luxemburgo (1986) - Dirigido por Margarethe Von Trotta, o filme conta a biografia da teórica marxista Rosa Luxemburgo, judia polonesa que liderou a revolução comunista na Alemanha no século XIX. O filme alemão fez sucesso, principalmente pela atuação de Barbara Sukowa, que ganhou o Cannes de melhor atriz (dividindo com a brasileira Fernanda Torres).

Frida (2002) - Filme dirigido por Julie Taymor que conta a história da artista Frida Kahlo. Artista de grande talento, Frida foi uma ativista do movimento feminista e teve uma vida de contestação política. Bissexual assumida, ela teve vários escândalos amorosos e um romance conturbado com o também artista Diego Rivera.

Eternamente Pagu (1987) - O filme de Norma Bengell é de difícil acesso, porém foi lembrado por contar a trajetória de Patrícia Galvão, poetisa, militante comunista, feminista. O filme mostra a trajetória da menina que, ainda com 20 anos, encantou intelectuais, escandalizou conservadores, lutou ao lado de Carlos Prestes, sendo presa diversas vezes.

Lanternas Vermelhas (1991) - Dirigido por Zhang Ymou, conta a história de Songlian, uma estudante universitária chinesa que tem que abandonar os estudos para se casar com o patriarca do clã dos Chen. Porém, o marido já tem três outras esposas e a disputa por ser a preferida é travada de forma dura, entre elas.

A excêntrica família de Antonia (1995) - Este filme dirigido por Marleen Gorris é uma fábula existencial sobre a força das mulheres e um forte elogio a individualidade. Três gerações de mulheres de forte personalidade marcam a vida de Antonia e suas histórias são contadas através de um realismo mágico. Vencedor de melhor filme estrangeiro do Oscar.

As Horas (2002) - Através do livro de Virginia Woolf, o filme narra a história de três mulheres de três épocas diferentes, que estão ligadas ao objeto. A própria autora em 1923, uma dona de casa em 1949 que tenta ler o livro e uma editora de livros nos tempos atuais. Dirigido por Stephen Daldry, tem Nicole Kidman, Juliane Moore e Meryl Streep no elenco.

Fale com Ela (2002) - O filme de Pedro Almodóvar mostra duas mulheres que tem seus caminhos cruzados por acidentes. O enfermeiro Benigno cuida de Alice, mulher por quem é apaixonado e está em coma. Todos os dias, ele conversa com ela, como se esta pudesse lhe ouvir. Quando a toureira Lyda Flores vai parar no mesmo hospital, ele aconselha o jornalista Marco Zuluaga a também falar com ela.

Persona (1966) - Um dos filmes mais cultuados de Ingmar Bergman, conta a história de uma atriz em crise e uma enfermeira psiquiátrica que começam a inverter os papéis após um tempo de convivência. Uma perturbadora investigação psicológica que rende a Bibi Andersson e Liv Ullmann interpretações memoráveis.

A todos um feliz dia das mulheres. E lembrem-se: "nem toda feiticeira é corcunda, nem toda brasileira é bunda"...

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.