11 de Setembro : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

11 de Setembro

11 de SetembroOito anos após o ataque às Torres Gêmeas, ainda se fala muito sobre o assunto, mas é interessante perceber que poucos filmes foram feitos. Imaginei que iria aparecer logo alguns longas destacando a tragédia, mas parece que virou uma espécie de tabu. Uma ferida ainda exposta do público norte-americano.

O maior destaque, então, continua sendo 11 de Setembro (2002), um filme franco-britânico que reuniu onze cineastas de todo o mundo para contar uma história em onze minutos, nove segundos e um frame sobre a tragédia nova iorquina. O resultado trouxe alguns bons curtas, outros, estranhas experimentações, mesmo assim o conjunto da obra é interessante, trazendo um pouco da repercussão mundial sobre o tema.

O brasileiro Walter Salles chegou a ser convidado, mas recusou por não se sentir capaz de falar sobre o tema proposto. Os diretores e temas foram:

  • Danis Tanovic - lembra-se do dia 11 de julho de 1995, quando ocorreu o massacre em Srebrnica;
  • Ken Loach - rememora que Salvador Allende foi deposto do governo chileno em 11 de setembro de 1973;
  • Idrissa Ouedraogo - realizou uma comédia reflexiva sobre Burkina Faso;
  • Samira Makhmalbaf - mostra uma professora que tenta explicar o ataque a um grupo de crianças;
  • Sean Penn - evoca a vida de uma viúva que morava à sombra das duas torres desabadas;
  • Claude Lelouch - descreve as reações de vários surdos ao evento ou que testemunharam o evento;
  • Shonei Imamura - recorre às memórias japonesas da Segunda Guerra Mundial;
  • Mira Nair - mostra os problemas das minorias étnicas;
  • Amos Gitai - dá a sua interpretação sobre o papel da mídia em uma informação de significado internacional;
  • Alejandro González Iñárritu - apresenta 11 minutos de preces na escuridão;
  • Youssef Chahine - reflete a perspectiva do Oriente Médio.

O que mais me marcou foi o da indiana Mira Nair que conta a história de uma família paquistanesa que procura o filho desaparecido. As pessoas começam a supor que ele seja um dos terroristas do atentado. O drama é muito bem construído e o final é sensível e bastante irônico. A interpretação dos atores é o que sustenta a ação, sem deixar ficar piegas.

Outro muito interessante é o da iraniana Samira Makhalmabafi que constrói uma grande história mostrando uma professora de refugiados afegãos no Irã que tenta explicar às crianças o que significa o atentado, gerando discussões filosóficas sobre o mundo e Deus. A fotografia do curta é muito boa, assim como o ritmo, que chama a atenção.

Há alguns ruins também, como uma tela preta meio boba de Alejandro Gonzales-Inarritú, mas o que mais me incomodou foi exatamente o último curta, do japonês Shoei Imamura. Ele conta a história de um soldado traumatizado com a guerra, em uma comparação histórico-política interessante, mas o filme vai desaguando em uma linguagem figurativa experimental muito cansativa.

De qualquer maneira, são expressões distintas de artistas mundiais para um fato que, com certeza, não será esquecido pela mídia.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.