A Onda : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A Onda

A Onda - filme

Em 1967, uma escola secundária norte-americana, em Palo Alto, Califórnia, viveu uma experiência estranha. Um professor quis mostrar como a ideologia facista foi implantada na Alemanha pré-guerra, experimentando com seus alunos as idéias de poder pela disciplina e pela comunidade. Resultado, uma onda fascista envolveu o colégio, tendo um desfecho impressionante. Assim, em 1981, foi produzido A Onda (The Wave/1981), um filme de 45 minutos para televisão, que retrata a história de maneira bem direta. Quase um relato do ocorrido.

Em 2008, o cinema alemão revolveu resgatar essa história ambientando-a na Alemanha atual. Surge A Onda (Die Welle/2008) dirigido por Dennis Gansel. Um filme denso, mais realista que o americano, mas que acaba perdendo a força no final.

 


A Onda - filme
Rainer Wenger é um professor admirado por todos, inteligente e informal, ganha a admiração dos alunos que gostam de assistir suas aulas. Durante um projeto semanal, ele acaba tendo que desenvolver uma aula sobre "autocracia". Se no filme americano, a pergunta que motiva a experiência é "como o povo alemão não percebeu o que ocorria com o nazismo", aqui a questão é se é possível uma ditadura autocrática voltar ao país. Wenger tem a idéia de criar uma autocracia com os alunos, tendo ele como o líder. Ao contrário do filme americano, a trajetória da Onda aqui é mais natural. No primeiro, tudo é muito fácil e rápido, os alunos são quase robôs. Aqui, o foco está em suas peculiaridades e diferenças. Muitos questionam, estranham, apesar da maioria ir aderindo aos poucos. A questão é que a Onda se forma e, como estamos no século 21, ela ultrapassa os muros da escola indo parar na internet, nos muros da cidade e em monumentos históricos. O grupo começa a ganhar corpo, criando uma rixa com o grupo anarquista local, proibindo alunos não-membros de entrarem na escola e organizando torcida com direito a camisa do grupo para o time de pólo aquático. Ao contrário dos americanos no filme de 81, que estão em uma aula de História, os alemães são alertados várias vezes para o fato de estarem tendo atitudes fascistas e simplesmente ignoram. O professor americano volta no outro dia agindo de acordo com a ideologia, sem dizer nada, os alunos vão sendo envolvidos, sem perceber. Já o professor alemão constrói a experiência em meio a explicação do que seja uma autocracia, ou seja, está claro o que está acontecendo ali. Eles não são ovelhas sendo envolvidas pela idéia de uma comunidade. Talvez por isso, o final tenha ficado sem solução. Um filme para pensar.

 
A Onda (Die Welle, 2008 / Alemanha) Direção: Dennis Gansel Roteiro: Dennis Gansel, Peter Thorwarth, Todd Strasser (romance) Com: Jürgen Vogel, Christiane Paul, Frederick Lau, Jacob Matschenz, Jennifer Ulrich, Max Mauff, Max Riemelt Duração: 107 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.