Baixa produção, alta bilheteria : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Baixa produção, alta bilheteria

A Bruxa de BlairO site Vírgula fez uma lista dos dez filmes com menor custo que deram mais bilheteria. Vale a pena olhar todos os links, mas aqui resolvi falar apenas do fênomeno que aparece em primeiro lugar: A Bruxa de Blair. Com apenas $35.000, o filme virou fenômeno e arrecadou $248.300.000. Precisa dizer mais?

Um filme como Atividade Paranormal já não é mais novidade, porém, em 1999 ninguém poderia imaginar algo como A Bruxa de Blair. Daniel Myrick e Eduardo Sánchez tiveram uma ideia genial, tornando a publicidade do longa um viral sem precedentes na história. Foi lançado na internet a notícia de que três estudantes haviam se perdido em uma floresta e que uma fita foi encontrada um ano depois. Os atores ficaram escondidos e o boca a boca começou alardeando que seria tudo real. A produção foi barata exatamente pela proposta, três atores, uma floresta (não foi preciso gastar com cenários) e duas câmeras caseiras. Então, podia tremer, podia chuviscar, todos os defeitos o tornavam ainda mais real.


O filme é feito com um cuidado extremo em não aparecer nenhum efeito especial. Todo o suspense é feito com barulhos estranhos e a interpretação dos três. Bastante crível, o que o tornou um potencial material de marketing. A tensão é crescente, e começamos a nos envolver com o terror daquelas três pessoas. Mesmo a casa da bruxa é muito bem construída e a forma como a câmera corta na parede, vendo apenas um dos garotos amarrados é impactante. Muita gente viu e jurou que era real.

O sucesso foi tanto que eles tiveram a idéia besta de lançar um A Bruxa de Blair 2. Nesse caso, um filme tradicional, cheio de "defeitos" especiais e uma história muito mal construída. Jovens bruxas consegue ser infinitamente melhor.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.