Retrospectiva 2009 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Retrospectiva 2009



Sem nenhuma pretensão de querer eleger os melhores filmes do ano, resolvi fazer aqui uma lista dos flmes que me marcaram em 2009 e gostaria de relembrar. Segue:

O curioso caso de Benjamin Button
Entra na lista porque só o vi este ano, apesar de tentar não colocar os óbvios candidatos ao Oscar em 2009. A fábula de David Fincher me comoveu e o trabalho de maquiagem e efeitos especiais está primoroso.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe
O filme mais maduro do bruxinho desagradou a muitos fãs pelos cortes e correria, mas eu gostei muito da direção de David Yates com takes maravilhosos. A expectativa para os dois últimos filmes (baseado no último livro) só cresce após relembrá-lo.

Watchmen
Uma das revistas em quadrinhos mais controversas chegou as telas com uma fidelidade incrível. Gosto muito da premissa de pessoas comuns que se fazem de heróis e são questionados quanto a legitimidade disso.

Star Trek
Se alguém dissesse que eu colocaria esse filme em meu Top no início do ano, eu não acreditaria. Apesar de sempre reconhecer a qualidade do roteiro da série clássica e ter me tornado fã desta, tudo o que veio depois me pareceu muito fraco. Principalmente os filmes. Este, porém, me surpreendeu porque conseguiu recriar em cima de um tema batido. Foi muito bom ver o novo começo da Enterprise.

9 - A salvação
Os bonequinhos de pano de Shane Acker foram uma das melhores surpresas que vi no cinema esse ano. A atmosfera me lembrou muito Wall-E, outro filme que me marcou bastante e a mensagem espiritualista do final é muito bonita.

À Deriva
Esse é o tipo de filme que gostaria que o Brasil investisse mais, bem conduzido, sem grandes pretensões nem bandeiras sociais. Heitor Dhalia construiu uma história simples e envolvente. Gostaria que não caísse no esquecimento.

Coração Vagabundo
Ok, até hoje não conferi Palavra Encantada, então, o melhor documentário musical deste ano repleto de filmes nesse gênero foi mesmo o de Caetano Veloso. Não necessariamente pelo cantor, mas pelo formato escolhido pelo jovem Fernando Grostein Andrade. Nada daqueles resgates biográficos já batidos. O acompanhamento de uma turnê, a intimidade de um ser, a voz ao comum que a premissa de um documentário tanto defende. Muito bom.

Deixe ela entrar
Este filme sueco conquistou boa parte dos cinéfilos que conheço, com sua poesia discreta. Uma bela metáfora sobre a infância e a perda da inocência. Merece ainda muito destaque. E como não poderia deixar de ser, Hollywood prepara uma refilmagem. Eu prefiro sempre o original.

Bastardos Inglórios
Quentin Tarantino conseguiu superar o roteiro de Cães de Aluguel e o impacto inovador de Pulp Fiction em minha opinião. Apesar da violência explícita me incomodar, não posso deixar de admirar e ser fã desse talento precoce que brinca com nossas emoções.

Avatar
Talvez a emoção ainda esteja recente e depois eu não ache que o filme é isso tudo. Mas James Cameron conseguiu me conquistar após meses de descrença total quanto a esta obra. Um marco que ainda quero rever antes de deixá-lo na prateleira da memória.

Menções Honrosas:
A princesa e o sapo
A volta da Disney aos contos de fadas com uma história tão bem construída merece destaque. A princesa e o sapo também é um destaque do ano e gostaria de relembrá-lo, mesmo que não seja no TOP oficial.

Os Filhos de João
Esse é o típico não vi, mas já gostei. O documentário do baiano Henrique Dantas foi destaque no Festival de Brasília e aumenta sua expectativa para o lançamento em 2010.

Gostaria de esquecer: Transformers 2 e Exterminador do Futuro - A Salvação - Dois filmes sem comentários.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.