O Fantástico Sr. Raposo : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Fantástico Sr. Raposo

George Clooney é um pai de família dividido entre suas responsabilidades e o prazer que sentia em seu antigo ofício: roubar. Meryl Streep é uma dona de casa perfeita que cobra a presença do marido em sua função. O filho deles tem problemas existenciais e quer conquistar o respeito do pai, mas vê a comparação com um primo distante afastá-lo ainda mais. Acrescentando a isso a direção de Wes Anderson e um elenco que conta ainda com Bill Murray, Anjelica Huston, entre outros, poderíamos ter um drama como tantos por aí. Mas, trata-se de um animação em stop-motion com um estilo bem peculiar e onde os protagonistas são: raposas, por isso é tão interessante. 

O Fantástico Sr. RaposoO Fantástico Sr. Raposo é baseado na fábula Raposas e Fazendeiros, de Roald Dahl, mas em uma versão bem surreal que inclui na trilha sonora músicas de Rolling Stones a Beach Boys. A atmosfera é excêntrica com um tom bem artesanal que, por vezes, parece artificial. Ainda assim, é bem construído, explorando planos e ângulos que só o formato permite.

O Sr. Raposo é um ladrão de galinhas, mas tão astuto e admirado por seu povo que não tem como não torcer por ele. No fundo, apesar de toda aquela pose, casa, emprego (ele escreve uma coluna de jornal) e uma vida civilizada, sua essência animal urge pela aventura e ele não resiste a mais uma missão. Acontece que irritar os fazendeiros Boque, Bunco e Bino pode não ser uma boa opção.

O grande mote do filme é ir de encontro a sua própria natureza, sem conformismos ou rotina, além de falar em relações humanas, principalmente de pai e filho. É engraçado a tendência que temos de personificar os animais à nossa semelhança. Mas, não deixa de ser uma boa metáfora. O Sr. Raposo diverte e faz pensar, agradando muito mais aos adultos do que às crianças em si, apesar de algumas cenas pastelão e sequências rápidas que tanto atraem o público. Há algo mais naquela família, naquela história, que uma criança provavelmente deixará passar despercebida.

Sr. Raposo e família

Após conferir os cinco indicados a melhor animação do Oscar, fico feliz em perceber que temos tão boas produções na categoria, com características diferentes e peculiares, incluindo diversos público-alvos. Vale a pena comparar todos os estilos. Em Salvador, você ainda pode conferir o longa Sr. Raposo no Circuito Sala de Arte.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.