Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

Curta KinoforumCurtas-Metragens é mais do que a porta de entrada para muitos cineastas, é uma arte especial, com muito charme e possibilidades. O Brasil é um dos países que mais produzem no formato e dá tão pouco espaço para ele no cinema. Por isso, nada nos deixa mais felizes do que a 21ª edição do Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo - que acontece na capital paulista de 19 a 27 de agosto de 2010. É a maior vitrine do formato no país com mostras nacionais e internacionais, retrospectivas, homenagens e curtas digitais feitos nas periferias das grandes cidades brasileiras.


Além de uma vitrine para diversos cineastas iniciantes ou não, o evento conta ainda com diversas atividades paralelas, como oficinas, encontro de ABDs, ações com a comunidade, Happy Hour e cursos. Uma atividade que chamou a minha atenção por não ser comum em festivais foi o Crítica Curta. Durante o Festival, os participantes assistem às sessões dos Programas Brasileiros e da Mostra Latino-Americana e escrevem resenhas críticas, posteriormente publicadas em um tablóide distribuído no final do evento. A coordenação e a edição do tablóide ficam a cargo do jornalista e crítico de cinema Sérgio Rizzo.

Como não podia deixar de ser, o Festival se espalha pelas redes sociais, com uma comunidade no Orkut, página no Facebook, Twitter , Youtube e Flickr A interação com o público é um dos objetivos dessa edição que estará espalhada em 9 salas da cidade, com a exibição de mais de 400 curta-metragens. Há sessões especiais com diversas temáticas, inclusive a infanto-juvenis, com 14 títulos escolhidos entre mais de 50 inscritos. Interessante ver como esse formato está crescendo no país. Em paralelo, atividades pedagógicas acontecem logo após as sessões do programa infantil na Sala Cinemateca. Serão realizadas oficinas e performances, inclusive a cabine de dublagem.

O debate também estará presente com palestras diversas, mas o interessante é que no Kinoforum, não apenas diretor e produtor tem vez. Diversos profissionais da equipe técnica terão espaço para apresentar e discutir linguagem e técnica cinematográfica. Afinal, cinema é uma obra coletiva. Ou não?

E o melhor de tudo, as sessões do festival são gratuitas e os ingressos ficam disponíveis para retirada uma hora antes de cada sessão, na sala escolhida. Os horários dos programas ficam disponíveis nas salas de exibição que participam do festival, no catálogo e no site oficial.


Resumo do evento:
Abertura para convidados: dia 19 de agosto de 2010

Programação para o público: de 20 a 27 de agosto de 2010

Salas de Exibição: Cinemateca Brasileira, CineSESC, Centro Cultural São Paulo, Museu da Imagem e do Som, Espaço Unibanco Augusta, Cine Olido, Cinusp e Cineclube Grajaú

Encontro KinoOikos- Formação do Olhar – 21 e 22 de Agosto, no Cine Olido, das 14h às 18hs

Seminário Curta&Mercado – 23, 24 e 25 de Agosto, na Cinemateca, das 10h às 18hs

Programação extra no Museu do Futebol, Matilha Cultural e em comunidades do Monte Azul, Vila Santa Inês, Vila Maria Zélia, Cidade Julia, Jardim Miriam, Jabaquara, Cambuci e Butantã

Acessibilidade: As sessões da Mostra Brasil terão áudio-descrição no CineSesc durante o final de semana (20, 21 e 22 de agosto).

Entrada: Gratuita

Direção: Zita Carvalhosa

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.