Harry Potter e o Cálice de Fogo : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Harry Potter e o Cálice de Fogo

Harry Potter e o Cálice de FogoContinuando o resgate dos filmes de Harry Potter chegamos ao quarto filme da série, que pode ser considerado o divisor de águas. Se o Prisioneiro de Azkaban trouxe maturidade à série, Harry Potter e o Cálice de Fogo é marcado pelo início do terror. A direção do inglês Mike Newell tenta equilibrar o horror de Voldemort e seus Comensais cada vez mais fortes com a magia do Torneio Tribruxo. O maior problema, no entanto, quem encontra é o roteirista Steven Kloves, que tem que transformar 583 páginas em pouco mais de duas horas de projeção.

Harry Potter e o Cálice de FogoO quarto livro é o primeiro da série que passa das quinhentas páginas, tornando a arte de adaptar mais complicada. Mas, o roteirista peca ao não conseguir passar a idéia de mais um ano na escola de Hogwarts, concentrando nas tarefas do torneio tribruxo e na volta de Voldemort. As escolhas, por vezes, se tornam inexplicáveis, como não mostrar a partida de Quadribol do campeonato mundial e perder um longo tempo em uma perseguição do Dragão a Harry Potter, coisa que não existe no livro, já que lá, ele foi o competidor que mais rápido conseguiu pegar o ovo. O tempo entre as tarefas também se torna rápido demais, nem é possível sentir a briga entre Harry e Rony de tão rápido que os dois fazem as pazes, por exemplo.

Harry Potter e o Cálice de FogoAinda assim, Harry Potter e o Cálice de Fogo consegue construir um bom clima de tensão desde o princípio com a cena da morte do jardineiro. A sequência dos Comensais da Morte no pátio do torneio mundial de Quadribol também consegue passar o horror do mundo bruxo que começa a ser atormentado pela iminente volta de seu pior algoz. É nesse filme também que somos apresentados à penseira de Dumbledore conhecendo um pouco desse passado sombrio, mas aqui é mais fraco que no livro. A história de Bartô Jr, nem é muito explorada. Assim como o medo do professor Krum com a marca negra ressurgindo em seu braço e suas discussões com Snape.

O diretor Mike Newell também prima pelo visual, construindo imagens metafóricas muito bonitas como a cena posterior a da aula de maldições imperdoáveis. Neville fica muito abalado com a exibição da maldição Cruciatus, que posteriormente saberemos ser a responsável pelo estado psíquico de seus pais. Harry vai encontrá-lo em uma escada observando a chuva através de um vitral. Nele, a imagem de um homem unido à gotas da chuva que caem do lado de fora, dão a sensação de lágrimas. Neville não chora literalmente, mas simbolicamente na imagem da janela. Cenas assim, são comuns em Harry Potter e o Cálice de Fogo, tornando a experiência mais rica.

Harry Potter e o Cálice de FogoAs interpretações, também, só melhoram a partir do quarto filme. É aqui que podemos conhecer um pouco melhor o Alvo Dumbledore de Michael Gambon, já que em o Prisioneiro de Azkaban ele é quase um figurante de luxo. Sua atuação é forte, convincente e marcante, principalmente nos momentos finais. Assim como Brendan Gleeson que consegue interpretar muito bem um personagem interpretando outro, dando mais densidade à trama. Eles dois acabam puxando Daniel Radcliffe, que neste filme consegue convencer um pouco mais como Harry Potter. Há dor real ali, bem construída até o momento chave. É bom registrar também a participação quase despercebida de Robert Pattinson como o garoto Cedrico, que no filme aparece pela primeira vez, apesar de já ter sido citado em outros livros.

Harry Potter e o Cálice de FogoHarry Potter e o Cálice de Fogo é também o auge da adolescência dos personagens, quando o interesse pelo sexo oposto começa a despertar em todos. As brigas entre Rony e Hermione se tornam mais frequentes. Harry se encanta por Cho Chang. Gina sofre com o desinteresse de Harry e busca outros garotos. O auge desse período no filme é o baile. É divertido ver os personagens procurando pares, a produção para a festa, a beleza de Emma Watson, despertando a ainda falta de maturidade de Rony, e os sonhos platônicos de Harry que não consegue tirar os olhos da parceira de Cedrico. A cena em que os dois e suas respectivas parceiras estão sentados quase no fim da noite, desanimados, é bastante significativa.

Harry Potter e o Cálice de Fogo é um filme confuso, bastante resumido, mas ainda assim funciona como rito de passagem. É daqueles filmes necessários e onde as mudanças na adaptação ainda não comprometem a compreensão da trama completa. É possível se divertir, ter medo e ficar ainda mais envolvido naquela história. Ainda mais com a sequência final que mudará o mundo bruxo para sempre.


Harry Potter e o Cálice de Fogo (Harry Potter and the Goblet of Fire: 2005 /EUA)
Direção: Mike Newell
Roteiro: Steven Kloves
Com: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Mark Williams, Michael Gambon, Robert Pattinson, Brendan Gleeson, Ralph Fiennes.
Duração: 157 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.