A semana no Cinema : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

A semana no Cinema

Jogos VorazesEsta semana foi atípica para mim, estava em plena preparação para minha defesa de Mestrado que foi ontem. Então, fiquei meio alheia ao mundo em geral. Agora posso respirar mais tranquila e me dedicar com mais calma aos posts e aos comentários que também ficaram esquecidos por esses dias. Já estou pensando também em outras ideias para criar uma dinâmica maior ao site que não seja tão centrado apenas em críticas de filmes. Aguardem! Para hoje, no entanto, não consegui selecionar notícias e novidades, mas para não deixar de fazer a coluna, vamos nos concentrar apenas nas estreias da semana.

Estreias da semana

São quatro filmes que chegam às telas hoje. Entre eles um dos mais esperados do ano: Jogos Vorazes. Dirigido por Gary Ross, tendo Jennifer Lawrence no elenco, o filme é uma adaptação da trilogia de autoria de Suzanne Collins. Os livros lançados a partir de 2008 são ambientados em um mundo pós-apocalíptico onde jovens de 12 a 18 anos são selecionados anualmente para participar de um programa de televisão onde deverão lutar até a morte, sobrevivendo apenas um. Nos Estados Unidos, o sucesso está tanto que os ingressos da primeira semana esgotaram, vamos ver se aqui também será assim.


Estreia também Pina, o documentário de Wim Wenders sobre a coreógrafa alemã Pina Bausch. O filme foi um dos indicados ao Oscar na categoria e tem um formato bastante inovador, flertando com vídeos arte. Destaque para a tecnologia 3D, muito bem aplicada aqui, nos fazendo sentir realmente na platéia daquele espetáculo. São imagens incríveis que valem a pena serem vistas na tela grande, em uma projeção 3D.


As Flores de Kirkuk, filme do italiano Fariborz Kamkari, retrata o drama da médica Najla que tem que escolher entre seus sonhos e as tradições de sua família, também é destaque nos cinemas. Ela decide voltar da Itália, onde estudava, para Kirkuk a fim de encontrar seu noivo, um lutador da resistência. Najla segue seu noivo durante o genocídio curdo, num relato que tem como pano de fundo um dos capítulos mais brutais da história iraquiana.


Outro filme que chega às telas é o documentário Raul Seixas: O Início, o Fim e o Meio, dirigido por Walter Carvalho. Uma obra completa e fácil de acompanhar devido à genialidade do artista retratado. No filme conhecemos toda a história de Raul desde criança ainda em Salvador como fã de Elvis Presley, passando por todas as fases, parceiros, esposas, filhas e amigos. Isso sem falar nas polêmicas como a Sociedade Alternativa, a doença e o retorno aos palcos ao lado de Marcelo Nova.


Humor
Clique para ampliar

Rato de Cinema

Fica dica

Pegando gancho na estreia do filme de Raul Seixas, indico três bons documentários musicais.

Coração VagabundoCoração Vagabundo (2008)
Direção: Fernando Grostein Andrade

Registra a turnê A Foreign Sound, de Caetano Veloso, por São Paulo, EUA e Japão. Sempre colocado no música, o diretor explora a linguagem, deixando Caetano à vontade para falar sobre seus pensamentos a respeito da música, carreira e vida. Uma verdadeira jornada seguir Caetano e suas divagações, recheadas de momentos ímpares como a emoção de Michelangelo Antonioni ao rever uma cena sua, a piada de ver Pedro Almodóvar falando em inglês e no meio da fala se perguntar porque estaria falando naquela língua ou a resposta de Caetano a uma crítica de Hermeto Pascoal.

Rio SonataRio Sonata (2011)
Direção: Georges Gachot

Não é uma simples compilação de depoimentos que constroem a vida de Nana Caymmi. Rio Sonata busca um sentido macro, uma poesia, uma construção fílmica que encadeia a história da cantora. É gostoso de assistir, nos conduz em uma história bonita, envolvente, de uma personagem carismática e cheia de talento.


Música é PerfumeMúsica é Perfume (2005)
Direção: Georges Gachot

Poético sem deixar de ser biográfico, o filme sobre a cantora Maria Bethânia é bastante sensível, captando a alma da artista e emocionando mesmo aqueles que não são fãs dela. Mais focado em construir o processo criativo e a essência da música do que descrever a trajetória de Bethânia, Música é Perfume é outro bom exemplo de documentário que repensa a linguagem.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.