Pi : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Pi

PiPor sugestão de Ângelo Costa, que nos fez um pedido em nossa fanpage, resgataremos aqui um clássico moderno.

3,14. Um número aproximado para representar uma dízima não-periódica famosa apelidada pelo nome Pi. Uma proporção numérica que representa a proporção entre o perímetro de uma circunferência e seu diâmetro. Aparentemente não há um padrão nessa dízima, por isso, ela é não periódica, ou seja, os números não se repetem de uma maneira lógica. E essa questão, ao mesmo tempo simples e complexa serviu como ponto de partida para o primeiro filme longametragem de Darren Aronofsky em 1998.

PiMaximillian Cohen é um cientista brilhante, porém obcecado por uma ideia: encontrar um padrão no número Pi. Sua obsessão é resumida de uma maneira bem simples por seu mentor, Sol: "quando vc fica obcecado por algo, sua mente acha isso em todos os lugares". Tudo, então, se resume a isso, uma rotina de um homem que só vê aquilo na sua frente, números e ideias de padrões. Questões que o deixam cada vez mais reservado, com atitudes estranhas e até mesmo alucinações.

Seguindo o próprio padrão de filmes psicológicos, Darren Aronofsky nos oferece uma trama angustiante e constrói nosso envolvimento através de metáforas. Quem nunca se viu obcecado por algo? Quem nunca tentou compreender como as coisas funcionam? A curiosidade faz parte do ser humano e é comum também a ele se dar desafios. Logo, a loucura de Max pelo Pi pode nos parecer estranho, mas é possível compreendê-lo em outro nível e assim nos envolver com seu drama.

PiPrincipalmente porque ele não é mesmo um homem normal. A obsessão se transforma em uma neurose, com várias metáforas do funcionamento do cérebro, remédios para tomar e alucinações visuais e auditivas fortes. Tudo isso, com a escolha de Aronofsky em fazer o filme em preto e branco, nos dão uma experiência única de angústia e desconforto. Seu inegável esgotamento mental nos angustia, ansiando pelos conselhos do mentor Sol, que o manda relaxar, tomar um banho, ouvir as pessoas. Vemos e não percebemos, acompanhamos e não sentimos, nos envolvemos, mas não nos entregamos. Porque estamos a todo o tempo sendo chamados ao racional.

Em uma ironia, a construção do roteiro de Pi é esse racional que nos chama. Com a narração em over de Max sempre repetindo o dia e hora das ações, tornando tudo o mais cartesiano possível. Isso sem falar na repetição constante do conselho da mãe para não olhar o sol, quando era criança, e que aparentemente foi o estopim para suas reações incomuns aos números. Porque tudo é número, diria ele.

PiEssa própria metáfora do sol, de não poder olhar para luz que cega, e da visão interior é outra chave do filme. Uma porta de entrada para tentar compreender o incompreensível. Como um sonho alucinógeno construído em detalhes. Porque a câmera nervosa de Aronofsky está sempre em busca dos detalhes. A construção interna e externa do mundo daquele personagem e sua relação com os demais. E assim é possível misturar visões de Deus, como a interpretação do Alcorão, filosofias diversas, ciência, questões financeiras e existências.

Pi é um filme que nos leva em seu ritmo. Interiorizando e racionalizando o irracional, em busca de respostas que não podem ser dadas, em uma construção incrivelmente envolvente. É muito pensamento que transcende a razão e entra na ausência de padrão na loucura. Ou não. Tal qual o Pi que aparentemente tem toda a lógica, dentro de lógica nenhuma.


Pi (Pi, 1998 / EUA)
Direção: Darren Aronofsky
Roteiro: Darren Aronofsky
Com: Sean Gullette, Mark Margolis, Ben Shenkman
Duração: 84 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.