![Caio Blat](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgD2f8qf5OnmbZTidl8FacJI52HAj-guWVlv92xavdvg5TAibnx8D-VkVO-SyJg4vJf7tS9hhhOcdulsf36NjTPWzYAnlGnMVVigvpKYvODqJI9Q8kmAo9ZriJGyVpPByhGgPM4JslS1cDm/s200/Caio-Blat.jpg)
Só que a questão da distribuição é mesmo mais complexa do que isso. Sem querer defender nenhum lado, não se pode culpar a Globo pela falta de espaço do cinema nacional em salas de cinema de todo o país. Nem mesmo dizer que o filme que assina com a Globo Filmes deve mais do que arrecada. Na verdade, nossa distribuição é controlada pelas majores norte-americanas que tem grande poder de marketing e sempre cercam os cinemas com vários títulos. Então, um filme para chegar aos cinemas de shoppings tem duas opções: ou acerta com a Globo Filmes para ter divulgação e ser esperado pelo público ou acerta com uma distribuidora norte-americana para entrar no bolo dela com as regras dela. O que a Globo faz é usar suas armas para criar a sua própria rede. É capitalista, claro, vivemos em um mundo assim, não sejamos ingênuos.
![Tropa de Elite 2](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjmdiG4T8vgMTnXHgEYOoYd3ZRDhtDx2ZIhyphenhyphenRnz_4eJVsoZGMdlFAADSRXMN9Av7He2E6SquoeX8aQUD5OySU6D-r9mdKEyOaYfMrRS0OIQAwRDtZgpi09vtZ4c9nQeBm9dpt86kjmHhj0/s320/tropa-cartaz.jpg)
Tropa de Elite 2, então, foi ainda mais aguardado. Naquela época, Tropa de Elite já tinha feito sua carreira internacional, ganhando o urso de ouro em Berlim, e Padilha tinha se consagrado. Tanto que agora está em Hollywood terminando o remake de RoboCop. Não foi difícil chegar as grandes salas, ainda que sem tantas cópias. Só que dessa vez, tinha a parceria da Globo Filmes, então, não funciona como exemplo.
Agora, ser co-produzido pela Globo Filmes, ser um bom filme e ainda assim não ter grandes bilheterias também é possível. Vide o longametragem Xingu de Cao Hamburger. O filme tinha tudo para ser sucesso, mas simplesmente não aconteceu. Por coincidência, Caio Blat é um dos irmãos Villas Bôas. Não é mesmo uma matemática exata. E nem a Rede Globo é certeza de levar multidões aos cinemas. Na verdade, a maior parte da platéia está em busca de entretenimento fácil. De só ir no que é conhecido. Ninguém gosta de arriscar com preços de ingressos tão caros.
Acredito que ainda há uma luz no fim do túnel. E Caio também pode chegar lá. Sendo um depoimento não autorizado, feito sem pensar ou não. Pelo menos ajudou a, mais uma vez, levantar a discussão no nosso cinema. O que lamento é ele ter tido que se retratar publicamente, provavelmente pressionado por sua própria "patroa". Veja pedido de desculpas aqui.