007 - Operação Skyfall : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

007 - Operação Skyfall

Em cinquenta anos, James Bond já foi e viveu de tudo. A fórmula de seus filmes parece batida e até cansativa em um mundo onde a espionagem parece não ter mais vez. Operação Skyfall chega como um refresco interessante, discutindo a utilidade ainda desse famoso agente e trazendo mais complexidade às suas tramas.

Tudo começa como de costume, 007 está em plena ação, algo mirabolante com muita correria, ações quase impossíveis e uma missão prestes a falhar. Mas, talvez seja a primeira vez em que a introdução desconstrua o mito de uma maneira tão forte. Logo depois vem a abertura, muito bem feita com a bela música de Adele e somos convidados a um mergulho mais íntimo ao inconsciente do personagem. Essa é a grande diferença de Operação Skyfall, o desenvolvimento dos personagens.

Dizem que é na crise que nós conhecemos verdadeiramente as pessoas. James Bond está em crise. Não apenas ele, mas toda a divisão 00. A própria autoridade e competência de M está em jogo. O mote é o sumiço de um HD contendo informações pessoais sobre todos os agentes infiltrados em grupos terroristas. A instituição falhou e, nesse clima, a máscara blasé começa a cair e os sentimentos vão sendo desenvolvidos. Para que o jogo possa funcionar de uma maneira harmônica, é preciso um vilão a altura. O personagem de Javier Bardem surge como a luva perfeita. Mr. Silva não quer dominar o mundo, ele é mais do que isso.

A construção de Javier Bardem é digna de aplausos. Ele consegue ser irônico, doentio, assustador, em uma simulação caricata. Ele gosta do jogo psicológico e em muitos momentos nos lembra o Coringa, arqui-inimigo de Batman. Até mesmo a sua postura curvada e olhar perdido traz ecos da interpretação de Heath Ledger. Mas, ele traz uma humanização bem vinda, uma qualidade ferida e uma justificativa plausível para os seus atos.

007 - Operação Skyfall não é um filme de espionagem. E nem poderia, em um mundo que não acredita mais nisso. A própria questão é desenvolvida de uma forma bem adulta no filme. E os personagens discutem literalmente qual seria a utilidade da espionagem no mundo de hoje, como no julgamento onde M está testemunhando. O próprio 007 também é colocado em cheque, pela idade e capacidade ainda ou não de continuar no serviço. E tudo isso acaba nos levando para mais perto do James Bond. Não do nome, mas da pessoa por trás da máscara. Pelo ser humano que não é um simples executor de tarefas.

Toda essa complexidade não descaracteriza a série. O trabalho envolvente de Sam Mendes é exatamente dosar o aprofundamento na trama e as referências à todos esses anos de existência no cinema. Há piadas, há referências a outros objetos, há ação, mentirosa muitas vezes como todos os outros. Ele apenas ousa ir além.

A direção também chama a atenção em alguns detalhes, como a cena em que M está ao fundo tendo todos os caixões das primeiras vítimas enfileirados. Uma dimensão exata do sentimento de fracasso da personagem. Há sequências belas também como o jogo de luzes em Xangai. Ou toda a tensão criada em Skyfall.

Apontados por muitos como o melhor da franquia, 007 - Operação Skyfall é, sem dúvidas, um filme maduro. Consegue dosar ação, diversão e aprofundamento de temas de uma maneira muito competente. Dá um passo além dentro da série, sem descaracterizá-la, adaptando-a aos tempos em que vivemos. Um belo filme.


007 - Operação Skyfall (Skyfall, 2012 / EUA)
Direção: Sam Mendes
Roteiro: Neal Purvis, Robert Wade e John Logan
Com: Daniel Craig, Javier Bardem, Ralph Fiennes, Naomie Harris, Judi Dench e Bérénice Marlohe
Duração: 143 min

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.