Acabou ontem o 8º Panorama Internacional Coisa de Cinema e o balanço foi positivo. Durante uma semana, Salvador e Cachoeira respiraram cinema com uma seleção de curtas e longametragens de grande peso. Boa parte das exibições contou com a presença do diretor ou equipe de produção do filme, gerando também boas conversas após cada sessão. Isso sem falar na homenagem à Pornochanchada que apimentou a edição com diversos clássicos do gênero.O último dia foi repleto de emoção. A reprise do filme Da Maré, de Annie Eastman causou comoção entre a plateia que viu a denúncia sobre o descaso do Governo da Bahia para com a população dos Alagados. O longametragem traz um olhar bastante íntimo do problema, acompanhando por seis anos, desde que saiu a verba do ministério público até os tempos atuais onde nada ainda foi feito para resolver o problema. Utilizando um dos moradores como narrador, a diretora norte-americana pode mostrar a denúncia incômoda sem medos ou partido político. Depois tivemos uma seleção de animações vindas diretamente do Animage - Festival Internacional de Animação de Pernambuco, destaque para o vencedor Le grand ailleurs et e petit ici, de Michele Lemieux do Canadá. O filme utiliza uma impressionante técnica com alfinetes que dá um visual especial à trama.
Para o encerramento, uma viagem no tempo. Os presentes na sala do Glauber Rocha puderam assistir a versão colorida de Viagem à Lua(1902) de George Méliès em uma experiência única. Por mais que já tivesse visto o filme diversas vezes, vê-lo no cinema foi uma emoção. A premiação veio logo em seguida. De forma bastante equilibrada, foram vários premiados e algumas menções honrosas distribuídas entre os júris. Destaque para o grande vencedor da noite, O Som ao Redor, de Kleber Mendonça Filho, que levou o prêmio principal do júri oficial, e o curta-metragem Arremate do baiano Rodrigo Luna. Outros premiados foram Desvelo de Clarissa Rebouças, Joelma de Edson Bastos, A onda traz, o vento leva e Doméstica, ambos de Gabriel Mascaro, Rua dos Bobos de Ohana Almeida e O Cadeado de Leon Sampaio. Para finalizar, show com a banda Baiana System completou a noite. Star Wars é da Disney
A notícia que tomou conta da semana foi mesmo a venda da LucasFilm para a Disney. Depois de comprar a Pixar e a Marvel, a empresa do Mickey Mouse tem agora no seu staff o personagem Indiana Jones e toda a Saga Star Wars. Como se não bastasse, foi anunciado junto com a compra, um novo filme, o Episódio VII já para 2015, além claro, de parques temáticos sobre o universo. O argumento do sétimo filme não foi revelado ainda, nem mesmo se continuaremos com a saga da família Skywalker. Tudo o que foi criado em universo estendido até agora por fãs deve ser descartado. A dúvida é quem assumirá o projeto e que escolhas fará. O maior receio, acredito, que seja na infantilização da trama e não aprofundamento do roteiro. Star Wars sempre passeou nesse limite, temos filmes infantis ao extremo como Ameaça Fantasma, ou mesmo O Retorno de Jedi com a inserção dos Ewoks. E outros com uma construção mais densa como o A Vingança dos Sith e O Império Contra-Ataca. Como a Disney sempre preza por seu público-infanto juvenil, vamos ver o que nos aguarda nesse Episódio VII. E que a força esteja com todos eles. Marcelo Yuka no Caminho das Setas
Em 30 de novembro será lançado o documentário sobre Marcelo Yuka, focando em sua vida após ficar paraplégico, sua relação na banda O Rappa e o seu ativismo social e cultural. Feito de maneira independente e como o gargalo é sempre a distribuição, a produção criou uma lista de vontade, onde a pessoa pode assinar e ajudar a levar o filme para a sua cidade. Pela sinopse, acredito que vale a pena o esforço: "Com letras repletas de críticas sociais, Marcelo Yuka estava no auge do sucesso como compositor, baterista e líder da banda O Rappa – uma das principais na cena pop rock dos anos 1990. Porém, aos 34 anos, nove tiros em um assalto no Rio de Janeiro o colocaram em uma cadeira de rodas. O documentário é um mergulho na transformação de Yuka desde o trágico incidente, em novembro de 2000, que revela sua complexidade como artista e ativista. Enquanto luta por sua saúde física e espiritual, ele se arrisca em novas sonoridades e segue as setas numa incessante busca por justiça social e paz."
Essa semana chega aos cinemas a nova animação de Tim Burton, Frankenweenie. Feita em stop motion, o filme é um remake de um curta do diretor realizado em 1984. A trama conta a história de Victor, um garoto que resolve trazer de volta à vida o seu cãozinho falecido, em uma espécie de releitura de Frankenstein. Mantendo o clima de horror, temos o filme Possessão, que está sendo anunciado como baseado em uma história real. Dirigido por Ole Bornedal fala de uma garota que encontra uma caixa amaldiçoada e acaba sofrendo as consequências de uma possessão.
Para quem não gosta do gênero, uma opção é Magic Mike novo filme de Steven Soderbergh, que tem como protagonista um stripper que introduz um novato nesse meio de dinheiro fácil, mulheres, bebidas e drogas. Apesar da possibilidade densa, no entanto, a trama acaba escolhendo o caminho do romance e moral. No elenco, Channing Tatum, Alex Pettyfer e Matthew McConaughey.
Para os pequenos tem ainda a animação O Mar Não Está Pra Peixe: Tubarões à Vista de Mark A.Z. Dippé. A sinopse diz que "Desta vez Pi, único peixe que enfrenta tubarões, terá que lutar contra um grupo deles, para defender seu território".Por fim, uma estreia que não pode passar despercebida, o documentário Onde a Coruja Dorme de Márcia Derraik e Simplício Neto sobre Bezerra da Silva e sua relação com seus compositores, garimpados nos morros e na Baixada Fluminense.
E para quem é de Salvador, estreia no Circuito Sala de Arte finalmente o filme A Febre do Rato de Claudio Assis. Além de O Exercício do Poder de Pierre Schoeller
Para quem está na Bahia...
Hoje começa o Festival de Cinema na Sala de ArteAcontece de 02 a 15 de novembro de 2012, na Saladearte Cinema da UFBA-Vale do Canela, sempre às 20:30, o 8º Festival Internacional de Cinema de Salvador. O evento contará com 15 filmes inéditos no Brasil, todos com apenas uma única exibição. A programação conta com uma seleção de longas dos mais variados gêneros, da comédia ao documentário. Programação completa no site do evento.
Mostra de Cinema de Conquista
E nessa quarta-feira começa a Mostra de Cinema de Vitória da Conquista. Terra de Gláuber Rocha, Conquista sempre foi um celeiro cinéfilo, e esse ano, a programação está bem caprichada. O CinePipocaCult irá cobrir o evento, sendo eu, parte do júri da ABCV.
Para quem não pode curtir os festivais, outra dica para esse fim de semana. O Telecine Action programou o Especial Clássicos do Terror: Hellraiser, que exibe os três longas da saga no mês de novembro. Para quem gosta da trilogia, uma boa pedida. Dia 09 de novembro (23h59): Hellraiser – Renascido do Inferno, de Clive Barker.
Dia 10 de novembro (0h25): Hellraiser II – Renascido das Trevas, de Tony Randel.
Dia 11 de novembro (23h45): Hellraiser III – Inferno na Terra, de Anthony Hickox.
E para quem não gosta de terror, pode aproveitar que entre 9 e 11 de novembro a Rede Telecine está com o sinal aberto para todos os assinantes da NET, SKY, Oi TV, Claro TV, GVT TV, Vivo TV, CTBC, DTHi, SIM TV e demais licenciadas da NET Brasil. Ou seja, independente do seu plano, você poderá ver os seis canais da Rede nesse período. A ação coincide com a estreia do filme Amanhecer Parte 1, da Saga Crepúsculo que será exibido pela primeira vez no dia 10 no Telecine Premium, às 22h.


