![Moonrise Kingdom](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEix4UKYeJqCULvQsROAu0zA36rOXcXTWgf63e1IdqTgpJWudY5cz34cVnQK5o4iPi2FsNH5yK3P2dp8rMs2LIKSk21JK8w1VGPGjA2G4WJo8ECvQi5IV5JobDdIX6GJnrKQGhKcQcEMJ5GW/s200/moonrise-kingdom-04.jpg)
A
fábula do primeiro amor, ainda mais de um primeiro
amor proibido, sempre teve espaço no
cinema e encantou de uma maneira especial.
Moonrise Kingdom é mais do que isso, é uma fábula do primeiro amor impossível, entre dois adolescentes carentes que se completam em um mundo estranho. Tudo isso, com a assinatura inconfundível de
Wes Anderson.
Sam Shakusky e Suzy Bishop tem algo em comum, uma espécie de crise de pertencimento e uma carência profunda diante de uma
família que lhe é estranha. No caso de Sam é ainda pior, já que ele é órfão e não conseguiu se adaptar a um novo lar. Talvez por isso, o encontro de ambos seja tão especial. E talvez por isso, eles queiram fugir de tudo, criando o seu mundo próprio. Sam foge do acampamento de escoteiros comandado por Scout Master Ward, personagem de
Edward Norton. Enquanto que Suzy foge de sua casa, onde os pais Walt (
Bill Murray) e Laura Bishop (
Frances McDormand) comandam de uma maneira bastante peculiar.
![Moonrise Kingdom](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNYoANZnk4RGIoBvzGEhOvf9suULJbFY6EP-PjRCWVXZSBK8zcSfyX7O27jZqb1-_Tw2TU31_ib-tCeQBq-Qz6BzCYc0-8F6D1Igs61XuGAvtfFuCYhv5BzKfANE5AG7ht3OWNvEZ47AmH/s320/moonrise-kingdom-02.jpg)
Mas, mais do que a história, chama a atenção em
Moonrise Kingdom o estilo de
Wes Anderson de
filmes como
Os Excêntricos Tenenbaums e
O Fantástico Sr. Raposo. Esse mundo meio
nonsense, excêntrico, com uma estética retrô, cores vivas e uma eterna ironia ingênua em sua visão de
mundo. Todos os personagens do
filme soam esquisitos e, nesse ponto, a escolha do elenco foi bastante feliz, vide atores como
Edward Norton,
Bill Murray,
Frances McDormand e
Tilda Swinton, que já possuem uma atmosfera estranha em seus personagens. Além de
Bruce Willis que cai como uma luva no personagem do guarda encarregado de procurar os garotos.
![Moonrise Kingdom](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqvNOiof6CzD40kyLEHXe3AHBML05rQGQx1t7SxN1F0-kaqhVGfUbE_0uQQjgiECBLqFvtYnAIbNZpMMYdHjrWPp7srhfMwXFJCPMwFtA_CbxOqURmFe4RPYMtJc1Zuu5T_yQ9aZWDlEVt/s320/Moonrise-Kingdom.jpg)
Estreantes no cinema,
Jared Gilman e
Kara Hayward, Sam e Suzy respectivamente, são outro ponto positivo. Os dois garotos conseguem passar toda a fragilidade e ao mesmo tempo determinação do casal. As particularidades dos seus personagens também
excêntricos, as nuanças de sofrimento e determinação. A cadência das descobertas. O primeiro encontro, os olhares, as trocas de cartas, as descobertas amorosas durante a
fuga, a cumplicidade. Há um jogo lúdico, envolvente que nos ajuda a criar empatia com aquela dupla e torcer para que consigam fugir daquela sociedade louca que os sufoca.
A
ironia e a
crítica se desenvolvem de forma peculiar em um mundo quase onírico. As ligações do departamento de polícia para os pais adotivos de Sam, por exemplo, são extremamente reveladoras, assim como a inserção da assistente social. A forma dos pais de Suzy se comunicar com megafones na casa e toda a organização na busca pelo casal também traz bons indícios da visão de
Wes Anderson da sociedade norte-americana, ainda que ambientada nos anos 60.
![Moonrise Kingdom](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAQuBWnSrKTjOXG_7c4xwT2SlXcYJbayZi_T6IWiw1xQ1PQXgPBAMkxS12ibx58cXRyp-pPk0di4pbJhPdD7-lQlIgiiF9-Xdr3lFss78iBcmC5uinialcTZWxRTO4F1gcCp-BjiBzfI1i/s320/moonrise-kingdom-international-poster.jpg)
Isso sem falar nas escolhas estéticas que constituem o
filme, a começar por aquele esclarecedor prólogo com uma narração explicando a composição de uma orquestra e seus instrumentos. Ainda mais quando a sequência seguinte é a apresentação da rotina do
acampamento, orquestrada em seus mínimos detalhes. Há símbolos instigantes ainda, como o binóculo de Suzy, sua magia, como define Sam. E todos os detalhes de cenários e figurinos que dão uma aura especial àquela história. Isso sem falar na construção meticulosa dos planos de
Wes Anderson que funcionam matematicamente e quase como uma orquestra mesmo.
Ainda que cause estranhamento aos não conhecedores do
universo do diretor e possa parecer cansativo em sua construção de ritmo lenta, sem pressa,
Moonrise Kingdom pode acabar encantando a todos. Porque mais do que mundos e pessoas estranhas, fala de algo que é caro a qualquer pessoa: a sensação de pertencimento ao mundo, as angústias mais íntimas, e ao amor. Sim, o
amor em sua forma pura, genuína, sem excessos, sem julgamentos e sem preconceitos.
Moonrise Kingdom (Moonrise Kingdom, 2012 / EUA)
Direção: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson e Roman Coppola
Com: Edward Norton, Bill Murray, Frances McDormand, Tilda Swinton, Jared Gilman, Kara Hayward e Bruce Willis
Duração: 94 min.