Momentos Roubados : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Momentos Roubados

Momentos RoubadosUm dos maiores problemas do cinema independente no Brasil é a distribuição. Ribamar Nascimento resolveu burlar essa dificuldade, voltando-se para a internet. E amanhã, 27 de maio, estreia no Youtube o filme Momentos Roubados. O filme, feito em parceira com Fábio Mascarin e Victor Machferreh, foi totalmente rodado na cidade de Maringá, onde algumas exibições especiais aconteceram no início do mês.

Não é uma ação pioneira, é verdade, outros cineastas brasileiros já lançaram filmes diretamente na internet, como Carlos Gerbase (Menos que Nada) ou mesmo a ação recente do projeto Latitudes que começou na internet, com episódios estendidos na televisão e depois virou filme.

Momentos RoubadosDe qualquer maneira, Momentos Roubados merece a nossa atenção, até pela temática ousada com um roteiro instigante que nos envolve. Na trama, Marcelo é um repórter que é acusado de um crime, só que não se lembra de tê-lo cometido. Investigando o caso ele acaba desvendando um esquema de uma quadrilha que apaga memórias por encomenda.

E pode parte de nossa memória ser apagada? É uma pergunta para o filme. Alguns podem imediatamente se lembrar de Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças, mas Momentos Roubados não é tão poético, embora consiga nos deixar curiosos e envolvidos com a trama de Marcelo. Isso é o seu maior mérito. Ainda que tenha algumas coisas mal explicadas, o espectador compra a ideia e embarca junto.

Momentos RoubadosA trajetória de Marcelo vai em uma curva crescente, e a direção consegue costurar bem as cenas de ação ou mesmo as pequenas investigações do repórter. Porém, o filme tem seus problemas, principalmente nas cenas de diálogos longos. Falta verdade muitas vezes, com textos expositivos e sem motivação bem trabalhada. Ainda que o roteiro seja bem construído e amarrado, há uma sensação de que falta background, principalmente na construção dos personagens. Dificulta também a interpretação de alguns atores.

A fotografia do filme também poderia ser melhor trabalhada, seja em planos ou na própria imagem que soa muito crua, não casando com a proposta da direção de criar um thriller. Ainda assim, a montagem consegue dar ritmo à trama, principalmente na parte final, quando tudo começa a ser desvendado. As cenas em paralelo e mesmo os flashbacks funcionam.

Momentos Roubados, então, vale uma conferida. Pela proposta ousada, pela atitude de disponibilizar o filme no Youtube, pelo tema instigante e pela forma como ele vai nos envolvendo e deixando curiosos, ainda que com problemas técnicos. Até como incentivo para que outros filmes possam seguir sua trilha, fiquem de olho no Youtube a partir de amanhã.


Momentos Roubados (Momentos Roubados, 2014 / Brasil)
Direção: Ribamar Nascimento
Roteiro: Ribamar Nascimento
Com: Alexandre Penha, Leandro Fóz, Ben Hur Prado, João Souza, Enderson Cristian, Aislan Coope, Andrea Abreu, Andrea Pavesi, José Paulo de Almeida
Duração: 90 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.