Os Mercenários 3 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Os Mercenários 3

Filme Os Mercenários 3Sylvester Stallone continua com sua galinha de ouro. Se é para viver de passado, melhor recriando fórmulas, ganhando dinheiro e se divertindo. Os Mercenários 3, no entanto, apesar de alguns ganhos, acaba demonstrando sinais de cansaço, principalmente ao tentar inserir o novo.

A trama, ou ausência dela, continua a mesma coisa, Barney Ross tem uma missão e reúne seus mercenários para cumpri-la. Para isso, ele busca um antigo companheiro que está preso e vai ao encontro do inimigo. O que ele não sabia é que este era um antigo desafeto que ele julgava morto e a situação fica mais complicada. Ele resolve, então, buscar uma nova equipe e aposentar a antiga, mas nada acontece conforme o esperado.

Filme Os Mercenários 3A fórmula continua a mesma, reunir vários astros de ação do passado, muito tiroteio, lutas, perseguições. Uma história clichê, minimamente contada com uma direção que resolve para o propósito. A inserção de jovens atores, no entanto, dá o indício de que isso não tem mais fôlego para tantos novos números. E o fato de um desses novos ser a lutadora de MMA, Ronda Rousey, não ajuda muito, perdendo em atuação, ainda que vejamos boas lutas.

Apesar de que no quesito interpretação o terceiro filme tem ganhos com a presença de atores como Mel Gibson, Harrison Ford e Antonio Banderas que vão além de poses e trejeitos de personagens antigos. Há mais do que a simples piada da reunião e das lembranças nesse filme. E isso acaba sendo um fator ruim, pois ele passa a se levar a sério, querendo ser de fato um filme de ação e não uma brincadeira sem compromissos como eram os outros.

Filme Os Mercenários 3Por outro lado, algumas piadas ainda funcionam. Principalmente com os bastidores do filme, a exemplo da ausência de Bruce Willis que exigiu um cachê alto demais e seu personagem é dispensado em cena. "Church não está mais na jogada". Ou, claro, a inserção da prisão de Wesley Snipes que entra de maneira divertida na trama. Eles começam o filme resgatando seu personagem da prisão e ainda tem uma piada mais a frente sobre o motivo.

O vilão Stonebanks vivido por Mel Gibson parece melhor construído e com uma carga dramática maior. Mas, se formos analisar em profundidade também vai muito além do superficial e é o que mais brinca com o que significa os mercenários. "Nem Barney sabe para quem ele trabalha". O seu sarcasmo e sua ironia dão um ganho ao filme, principalmente por não trazer referências aos seus principais personagens ícones dos filmes de ação do passado como Máquina Mortífera. É um personagem sem resgate nostálgico.

De qualquer maneira, o que o público espera estará lá. Muita ação com tiros, explosões, correrias e as mentiras típicas de filmes assim para divertir aqueles que gostam do gênero. Tentando abarcar os saudosos dos tempos antigos e os novos com ídolos recentes, Mercenários 3 tenta se renovar. Cria armadilhas, mas continua funcionando para o seu objetivo.


Os Mercenários 3 (The Expendables 3, 2014 / EUA)
Direção: Patrick Hughes
Roteiro: Sylvester Stallone, Creighton Rothenberger, Katrin Benedikt
Com: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Harrison Ford, Arnold Schwarzenegger, Mel Gibson, Wesley Snipes, Dolph Lundgren, Randy Couture, Terry Crews, Antonio Banderas, Ronda Rousey
Duração: 126 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.