Um Porto Seguro : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Um Porto Seguro

Um Porto Seguro - filmeJá virou clichê dizer isso, mas das obras de Nicholas Sparks adaptadas para o cinema parece que só Diário de uma Paixão parece uma obra realmente boa. Os demais são apenas repetições de clichês em busca de emoção fácil. E Um Porto Seguro, abusa de todos eles.

A trama começa de maneira instigante, vemos Katie correndo no meio da noite, ensanguentada, com uma faca na mão. Sua jornada de fuga e obsessão de um policial por encontrá-la deixa a plateia presa a tela e curiosa em relação ao sentido e resultado de tudo aquilo. Mas, depois tudo parece se acalmar em um falso porto seguro. E a história se torna mais do mesmo.

Um Porto Seguro - filmeKatie vai parar em uma cidadezinha litorânea e lá conhece Alex, um jovem viúvo com dois filhos, o emburrado Josh e a doce Lexie. A moça começa a se envolver com a família ao mesmo tempo que faz amizade com a solitária Jo, sua vizinha que está sempre lhe dando conselhos sobre como agir nessa nova vida.

Paralelo à nova vida de Katie, acompanhamos a obsessão do policial que procura pistas de sua fugitiva, inclusive espalhando cartazes de "procurada" por todo o país. E esse acaba sendo um dos primeiros pontos fracos do roteiro. Mais do que medo por ela ser pega, as cenas nos dão a certeza de que algo não está normal naquela caçada já matando uma das surpresas da trama. A outra surpresa é tão óbvia que nem chega a ser uma revelação, quando finalmente fica explícita.

Um Porto Seguro - filmeMaquiada de reviravoltas surpreendentes, a trama de Porto Seguro não passa do uso de estratégias melosas para emocionar a todo custo. É bobo e não esconde que é assim. Seu objetivo enquanto filme é muito claro e nem mesmo nos dá subsídios para analisar algo mais profundamente.

Mesmo suas estratégias de suspense são over. E acabam nos tirando da história para observar o quão exagerado é tudo aquilo, tanto que o clímax da trama nos parece uma sucessão de absurdos pouco críveis. A ameaça nunca chega a parecer real a ponto de nos importarmos com os personagens.

Os personagens também parecem todos rasos demais, não há camadas em suas personalidades. Quem é bom é bom, quem é mau é mau e louco. Mesmo Jo, que poderia ter mais nuanças, acaba sendo quase irreal em todo o seu planejamento e desprendimento.

Um Porto Seguro é daqueles filmes que só funcionam com um tipo específico de público. Foi feito para eles, sem tanto cuidado com uma riqueza maior em sua trama ou mesmo construção da obra. É feito para emoções fáceis de quem quer se emocionar a todo custo.


Um Porto Seguro (Safe Haven, 2013 / EUA)
Direção: Lasse Hallström
Roteiro: Dana Stevens, Gage Lansky
Com: Julianne Hough, Josh Duhamel, Cobie Smulders, David Lyons
Duração: 115 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.