Shaun, o Carneiro : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Shaun, o Carneiro

Shaun, o Carneiro - filmeBaseado em uma série televisiva, Shaun, o carneiro é uma animação em stop motion aparentemente simples, mas que nos surpreende em diversos aspectos trazendo o humor e criatividade do cinema não sonoro e por que não dizer, também, sua inocência.

Shaun é um carneiro que vive em uma fazenda com diversas ovelhas, o fazendeiro, seu fiel cachorro e outros animais, como a trupe de porcos e um galo divertido. Cansado da rotina, o carneiro resolve tirar umas férias, mas o plano sai errado e o fazendeiro acaba indo parar na cidade grande, desmemoriado. Ele, então, resolve ir atrás do dono, mas as ovelhas o seguem, vivendo uma aventura que só se complica a cada passo.

Shaun, o Carneiro - filmeDuas coisas impressionam de início no filme. Primeiro, a difícil técnica de stop motion que aqui parece bastante fluida. Não por acaso, levou seis anos para ser produzido. Segundo, o roteiro, com diversas peripécias e sem um único diálogo falado. Tudo funciona perfeitamente bem, sem maiores problemas de comunicação ou entendimento. Nem mesmo fica cansativo, ainda que existam diversas repetições de confusões, com correrias típicas e um vilão caricato, como o caçador de animais.

Há um humor inocente na obra que nos conduz junto com os animais e o atrapalhado fazendeiro em sua jornada desmemoriada. As situações são bem elaboradas e é divertido ver o seu sucesso como cabeleireiro, por exemplo, quando ele repete o gesto de tosar ovelhas. Da mesma forma a esperteza de Shaun contrasta com o atrapalhamento das ovelhas, mas acaba se tornando mais divertida em momentos como quando eles fingem ser pessoas.

Shaun, o Carneiro - filmeAlgo que chama a atenção na animação é também a quantidade de referências a filmes e a cultura pop, quando como eles atravessam a rua imitando a famosa pose dos Beatles. Temos brincadeiras com O Silêncio dos Inocentes e ao Hannibal Lecter "copiado" pelo gato no corredor do canil. Ou à Revolução dos Bichos com os porcos dentro da casa e os animais vendo pela janela. E diversas outras referências e piadas como a Taxi Driver, Cabo do Medo e até Star Wars.

E mesmo com tanta aventura e humor, Shaun ainda tem tempo para o melodrama. Não apenas na relação entre o fazendeiro e seus animais, que se sentem abandonados por ele. Como na questão do abandono de animais em si, principalmente com uma cadelinha vira-latas que Shaun conhece no canil e acaba ajudando a trupe a fugir. Maltratada, a bichinha nos dá pena em diversos momentos, tendo cenas emocionantes.

No geral, Shaun, o Carneiro acaba surpreendendo por sua qualidade técnica e artística, nos dando uma divertida e emocionante história que faz brincadeiras até o final. Inclusive após os créditos.


Shaun, o Carneiro (Shaun the Sheep Movie, 2015 / Reino Unido)
Direção: Mark Burton, Richard Starzak
Roteiro: Mark Burton, Richard Starzak
Duração: 85 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.