Acusados :: Filme | Cinema | Crítica :: CinePipocaCult

Acusados :: Filme | Cinema | Crítica :: CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Acusados

Acusados - filme

Divulgando seu novo filme, Jogo do Dinheiro, no Festival de Cannes, Jodie Foster falou sobre o excesso de estupros em filmes. “É ridículo. Isso acontece em todo filme que você vê. As motivações das personagens femininas, no final das contas, sempre são estupro", afirmou a atriz e diretora. Em tempos em que se discute a cultura do estupro é mesmo algo a se pensar. Mas, filmes como Acusados acabam sendo também uma forma de denúncia e reflexão.

Acusados - filmeNa obra, a própria Jodie Foster é Sarah Tobias, uma mulher que sofre um estupro coletivo em um bar. Por ser uma mulher de vida desregrada, que bebe, fuma, usa drogas e roupas provocantes, o escritório de advocacia que a representa teme a ida ao tribunal, preferindo fazer um acordo com os agressores, o que desagrada Sarah. Após refletir sobre o caso, a promotora Kathryn Murphy percebe que cometeu um erro e vai tentar uma nova forma de obter justiça para sua cliente.

O fato de Sarah ser uma mulher mal vista pela sociedade torna o filme e a discussão ainda mais importante. Não é porque ela pode se insinuar e até mesmo querer sexo com mais de um homem que ela mereça ser violentada. A maneira como o filme discute isso é extremamente delicada desde o primeiro momento, com ela correndo pela rua ou quando vai fazer o exame de corpo de delito.

Acusados - filmeA figura da promotora Kathryn Murphy também é extremamente importante, única advogada mulher do escritório, ela parece incrédula e até mesmo contra a jovem. Mas, aos poucos, vai percebendo a gravidade da situação e a tentativa de culpar a vítima pelo ponto de vista masculino. Quando um homem em específico provoca Sarah, ela finalmente percebe do que se trata tudo aquilo.

O roteiro é bem executado, nos dando as informações aos poucos. A cena do crime, por exemplo, só vem na parte final, em um momento-chave, que vai reconstruindo em nossa frente o que imaginamos até então. Não há meias palavras, mas sim, a constatação de um crime, independente do que ela possa ter feito antes disso.

Jodie Foster está muito bem em cena, não por acaso este papel lhe rendeu um Oscar. Ela consegue passar a mulher sedutora, rebelde ou mesmo a menina indefesa, tudo ao mesmo tempo. Sua postura feliz apesar de tudo diante da vida é comovente, como quando ela vai ao escritório ao lado da amiga Sally. Da mesma forma que demonstra todo o sofrimento pelo trauma em momentos como quando fala com a mãe pelo telefone, ou no depoimento.

Há um tom direto na obra, realista, sem muitas nuanças e isso acaba criando um impacto maior diante do tema. Ainda mais por ser baseado em uma história real.


Acusados (The Accused, 1988 / EUA)
Direção: Jonathan Kaplan
Roteiro: Tom Topor
Com: Kelly McGillis, Jodie Foster, Bernie Coulson
Duração: 111 min.

Comentários (4)

Carregando... Logando...
  • Logado como
É um tema extremamente complexo e acredito que este filme seja o que retratou com mais profundidade as consequências deste tipo de violência.

Assisti alguns filmes menores sobre este tema, alguns produzidos para tv. Qualquer dia irei postar apenas para conhecimento de quem acompanha o blog.

Há alguns anos, acredito que tenha sido na Revista Set, li que a atriz Kelly McGillis aceitou o papel da advogada porque anos antes ela mesma havia sido atacada em seu apartamento.

Bjos
1 resposta · ativo 465 semanas atrás
Não sabia desse detalhe da Kelly McGillis, Hugo, interessante, e pena que aconteceu com ela. E fico no aguardo do seu post, sempre nos traz algumas relíquias escondidas. :)

bjs
Obrigada, Rodrigo, pois é, um clássico oportuno para os dias de hoje, infelizmente.

bjs

Postar um novo comentário

Comments by

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.