
Autor de ótimos suspenses como Os Outros e Morte ao Vivo, assim como bons dramas, a exemplo de Mar Adentro, Alejandro Amenábar já provou talento tanto na direção quanto como roteirista. Porém, em Regressão ele acaba criando uma mistura indigesta e confusa que não empolga em nenhum momento.
Ethan Hawke é Bruce Kenner, um policial que investiga um caso de abuso sexual de uma garota por seu pai. O homem não se lembra de nada, mas aceita a acusação, o que intriga os policiais. Quando um psicólogo que tratava com hipnose entra no caso, tudo fica ainda mais complexo, envolvendo uma seita satanista e outros mistérios familiares.
A premissa do filme tem potencial. E há no início uma construção de suspense que nos deixa instigados e curiosos. Porém, o desenrolar da trama vai transformando tudo em um conjunto de erros, com um roteiro cansativo e uma resolução, no mínimo, frustrante. Perigosa, até, em alguns pontos. As cenas de pesadelo envolvendo a seita são bem dirigidas, construindo uma atmosfera tensa, costurando bem o jogo de verdade ou fantasia. As sombras também são bem utilizadas e mesmo as incongruências naturais em sonhos são conduzidas de maneira eficiente. Porém, não passa disso.
As partes que não envolvem tais cenas trazem sempre questões mal resolvidas, confusas ou simplesmente tolas. A narrativa se arrasta e é fácil perder o interesse pelo que acontece em tela, o que é péssimo para um suspense. Não há também um cuidado com a direção aqui, tendo poucos momentos a serem destacados. Ethan Hawke sustenta bem o progressivo estado de obsessão de sua personagem. O policial se envolve profundamente no caso, ouvindo as fitas em todos os momentos livres, estudando seitas em livros e filmes, investigando os familiares da moça. Já Emma Watson não consegue emplacar uma atuação marcante, alterna entre bons e maus momentos não dando a Angela o tom necessário para o que está por vir.
Regressão acaba sendo um filme apenas curioso que poderia ser muito mais. Principalmente por ser criação de um diretor e roteirista que já provou ter talento para grandes obras. Uma pena.
Regressão (Regression, 2015 / Espanha, Canadá)
Direção: Alejandro Amenábar
Roteiro: Alejandro Amenábar
Com: Ethan Hawke, David Thewlis, Emma Watson, Lothaire Bluteau, Dale Dickey
Duração: 107 min.

