Do Meu Tamanho : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Do Meu Tamanho

Do Meu Tamanho - filme

Um dos destaques do 15º Festival Internacional de Cinema Infantil - FICI vem da Alemanha. Do Meu Tamanho aborda dramas como preconceito, bullying e busca por aceitação de maneira quase crua, sem medo de colocar o dedo na ferida, ainda que com uma linguagem fácil para o entendimento das crianças.

Michael é um jovem órfão, que vive em um orfanato. Sua mãe faleceu quando ele tinha cinco anos e seu pai é desconhecido, porém uma carta lhe dá pistas de quem seria esse homem e ele resolve procurá-lo. O problema é que, na ânsia por se sentir melhor, o garoto conta vantagens sobre o suposto pai e quando descobre que Tom Lambrecht é um anão sofre as consequências de sua mentira.

Do Meu Tamanho - filmeO roteiro escrito pela dupla de diretores Joachim Dollhopf e Evi Goldbrunner trabalha diversos temas em tela. Michael sofre bullying dos colegas de orfanato, porém ele próprio acaba procurando isso ao mentir e ao tentar também se sentir melhor que eles ao saber que tem um pai. E mesmo após alguns acontecimentos, ele continua caindo no erro da mentira com novos amigos. Uma tentativa de parecer ser melhor vem de uma auto-estima baixa, algo compreensível em um garoto que passou boa parte da vida em um orfanato.

Por outro lado, Tom Lambrecht também tem problemas de aceitação. Ainda que seja técnico de um time de canoagem e tenha na equipe um grupo de amigos, ele sente as dificuldades de ser um anão. Ao conhecer Michael, tudo isso piora. Não apenas porque o filho tem vergonha dele, mas pela maneira como os outros garotos o tratam, desestabilizando sua vida e mesmo as relações que pareciam bem resolvidas com o seu time.

Do Meu Tamanho - filmeAinda que não inove em sua linguagem, os diretores imprimem um bom ritmo à obra, construindo bem as situações adversas através da alternância da câmera alta e baixa, que amplia a dificuldade da visão de mundo de Tom. Sempre que sofre com alguma piada sobre sua altura, a câmera mostra seu ponto de vista diminuindo o Tom e ampliando seus adversários. Estratégia que muda quando ele e Michael começam a se entender, vide a cena em que entram na escola.

Chama a atenção também a forma como o filme utiliza o esporte como um elemento importante na trama. Tom é técnico de uma equipe de canoagem, sua altura, ou melhor seu peso, acaba sendo uma vantagem para o time. E a água ainda é um elemento de equilíbrio, já que Michael chama a atenção ao ver uma foto antiga dos seus pais de que na água todos parecem do mesmo tamanho. O skate é outro elemento importante, já que é praticado pela nova amiga de Michael e funciona como elemento agregador. E, por fim, o basquete, esporte ironicamente de pessoas altas, que é praticado por Michael no orfanato. Uma cena dele jogando com o pai, que seria apenas uma inserção tradicional, acaba funcionando também como superação de barreiras e estereótipos.

Ainda que envolto em clichês, Do Meu Tamanho constrói um drama corajoso que busca reflexões sobre pertencimento e aceitação de uma maneira verdadeira e bela. Um filme que nos ajuda a refletir sobre nossas atitudes diante da vida.


Filme visto no 15º Festival Internacional de Cinema Infantil - FICI.

Do Meu Tamanho (Auf Augenhöhe, 2016 / Alemanha)
Direção: Joachim Dollhopf, Evi Goldbrunner
Roteiro: Joachim Dollhopf, Evi Goldbrunner
Com: Luis Vorbach, Jordan Prentice, Ella Frey
Duração: 98 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.