Do Sul ao Norte : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Do Sul ao Norte

Do Sul ao Norte - filme

Da Bahia à Patagônia tem muito chão, ainda mais dentro de uma Kombi. Mas isso parece ser o menor dos desafios para músicos franceses e brasileiros que compõe o grupo Čao Laru. Do sul ao Norte narra essa jornada de dentro da aventura, já que a diretora Isbela Faria não apenas viajou junto como fez parte do grupo cantando e tocando nas apresentações. E isso traz pontos positivos e negativos para a obra.

O positivo parece óbvio, não temos o olhar "estrangeiro". Inserida no grupo, Faria capta em sua lente a essência daqueles momentos, "sem filtros". E através dela nos sentimos também ali, embarcando em cada nova cidade, contemplando cada nova conquista. Afinal, vida de artista independente não é fácil e viver apenas de música muito menos. Eles tem pouco, mas se divertem de maneira plena.

O negativo é que, por estar tão inserida no processo, sendo também roteirista e, principalmente, montadora da obra, a cineasta não consegue exercitar o desapego. Ainda que traga um ritmo ágil, com muitos planos curtos de momentos diversos, temos a sensação de repetição em muitos momentos. O desfecho parece também não ser preciso. Por mais que exista uma intenção cíclica na própria jornada, o pot-pourri de imagens final soa cansativo, quando a roda na estação já era um extra.

Do Sul ao Norte - filmeÉ compreensível em uma viagem tão longa que as imagens se acumulem na ilha de edição. A vontade de mostrar tudo, não desperdiçar momentos e inserir o espectador naquele clima construído em meses de convivência é grande. Por isso, um olhar de fora ajudaria na edição e montagem desse rico material para que uma linha narrativa mais concisa nos fosse apresentado.

Isso, no entanto, não invalida a experiência. Primeiro trabalho da jovem de apenas 25 anos, Isbela Faria já demonstra segurança na escolha dos planos e no como a sua câmera capta momentos únicos. Não temos um documentário tradicional e vemos o estilo de vida do grupo pulsar em tela não apenas falando ou mostrando sua música. A obra nos fala sobre um estilo, uma forma de encarar a vida e o que realmente importa nela.

O curioso é que, com isso, a música em muitos momentos acaba ficando em segundo plano. Vemos as conversas na Kombi, o discurso antes da apresentação, mas pouco das apresentações em si, principalmente as que acontecem em teatros. A escolha por mostrar o grupo tocando apenas na rua pode ser também uma forma da diretora conduzir o nosso olhar para esse estilo independente de vida, o que não chega a ser um problema. Mas fica a curiosidade em relação ao comportamento do mesmo em espaços mais "tradicionais".

Do Sul ao Norte é um convite à viagem. Vamos junto com o grupo Čao Laru e acabamos nos sentindo também parte dele. Essa construção de efeito sensorial de pertencimento acaba sendo mesmo o ponto alto da obra e, mesmo com alguns percalços, nos satisfaz.

Filme visto no XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema.


Do Sul ao Norte (Do Sul ao Norte, 2017 / Brasil)
Direção: Isbela Faria
Duração: 62 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.