Vazante : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Vazante

Vazante - filme

Não há como falar de Vazante sem a polêmica que o precede, o que não deixa de ser injusto com a obra. A repercussão que nos chega desde a estreia no Festival de Brasília acaba conduzindo o nosso olhar. Mas mesmo fazendo um exercício de nos despir de qualquer preconceito, não há como negar que a obra tem problemas de representatividade. Não é o caso de chamá-la de racista ou exigir algo que ela não se propõe. Porém, ao alocar sua trama no período do Brasil Colônia deixando a questão da escravidão apenas como pano de fundo, Daniela Thomas acaba deslizando na história que busca contar.

Vazante - filmeNão se trata apenas de um problema de representatividade racial, mas de gênero também. Porque no final das contas o que parece importar é o drama do velho tropeiro português que perdeu sua esposa e filho no parto e governa aquela fazenda em estado de depressão. A criança com quem se casa, a escrava que abusa enquanto a esposa não menstrua, o escravo que não consegue se comunicar, o escravo capitão do mato ou mesmo o jovem escravo que se apaixona pela sinhazinha pouco importam. Suas dores parecem menores e nunca trabalhadas de fato. O que fica após a sessão é aquele grito de dor do "senhor" "ferido" em sua honra.

Vazante - filmePode ser uma visão, mas ao escolher não aprofundar nenhuma das tramas que apresenta, Daniela Thomas e Beto Amaral, que assina com ela o roteiro, dão margem a interpretações diversas. Em todas o senhor de escravos parece saltar aos olhos, mesmo que o jovem Virgílio seja um dos poucos personagens que nos lembramos do nome ao final da projeção. Isso não chega a ser um erro de roteiro, pode-se fazer um filme sobre um homem branco dono de escravos que perde sua mulher e filho, casa com uma criança e vivencia tudo que acontece na tela. A questão é que as demais dores gritam urgência, inclusive no discurso fora de tela dos seus realizadores, e não tem a devida atenção dentro da trama, caem no vazio, sem ter suas emoções trabalhadas a ponto criar a empatia necessária.

O filme segue, então, uma narrativa ironicamente monocórdia diante de situações tão densas. Talvez por isso salte tanto aos olhos a técnica fílmica, que de fato impressiona. Não há dúvidas sobre o talento de Daniela Thomas para direção cinematográfica. Os planos são bem escolhidos, há uma busca pelo olhar contemplativo e a fotografia em P&B traz uma certa melancolia necessária à obra.

Vazante - filmeA reconstituição de época também é cuidadosa. Desde as paisagens inóspitas da fazenda até os detalhes da casa grande e senzala. Objetos, figurinos, estrutura da rotina no campo e no interior da casa nos dão uma dimensão precisa daquela rotina em um país em construção onde mesmo riqueza e poder nos soam pobres e incômodos.

Há um cuidado também da diretora em não explicitar a violência apenas como arma de choque, assim como em preservar em alguns aspectos suas personagens femininas. Não vemos o estupro, nem mesmo a primeira noite da pequena com seu esposo tão mais velho. Muito do filme está no não dito, nas elipses, o próprio romance não é explicitado. Talvez por isso, o impacto da cena final seja tão grande. Não apenas por tudo o que representa na formação do Brasil e mitos que construímos da formação de nosso povo, mas pelas surpresa que alguns podem ter diante de alguns fatos.

Vazante é um filme polêmico, deslocado e vai carregar consigo, infelizmente toda essa construção e desconstrução de suas intenções e narrativas. Mas é também uma obra bem-vinda, não apenas pela técnica cinematográfica, mas por permitir discussões, reflexões e compreensões tão diversas. Chama a atenção em diversos aspectos e não deixa de ser positivo para o cinema brasileiro.

Filme visto no XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema.


Vazante (Vazante, 2017 / Brasil)
Direção: Daniela Thomas
Roteiro: Daniela Thomas, Beto Amaral
Com: Adriano Carvalho, Luana Nastas, Sandra Corveloni, Vinicius dos Anjos, Fabrício Boliveira
Duração: 100 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.