XV Panorama Internacional Coisa de Cinema começa hoje : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

XV Panorama Internacional Coisa de Cinema começa hoje

XV Panorama Internacional Coisa de Cinema
Tempos difíceis. Só nos resta voar!

É com esse lema que o cartaz do XV Panorama criado por Pierre Themotheo traz a imagem icônica de Bertrand Duarte voando no final de Superoutro. O filme de Edgard Navarro que completa 30 anos terá uma exibição especial no dia 01 de novembro na programação do festival que, como sempre, traz uma boa diversidade de obras para a capital baiana e a cidade de Cachoeira, no Recôncavo.


A abertura traz em exibições gratuitas dois filmes aguardados. A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, e Joel Zito Araújo, e Meu Amigo Fela. O primeiro é nosso candidato na corrida do Oscar, vencedor do prêmio principal do Um Certo Olhar no último Festival de Cannes, que traz a história de Eurídice Gusmão e sua irmã Guida. Daquelas obras imperdíveis. Lembrando que ela só estreia em circuito nacional no dia 21 de novembro. A atriz Carol Duarte e o diretor estarão presentes no Glauber Rocha.

O segundo filme é um documentário sobre o músico nigeriano Fela Kuti, considerado um dos maiores nomes da música africana e o criador do afrobeat. O filme busca uma perspectiva diferente do artista através do olhar de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore. O diretor também estará presente no evento. E após a sessão terá um show com Okwei Odili, cantora nigeriana radicada em Salvador. Ela apresentará um repertório especial, com músicas da trilha de Meu Amigo Fela, como Water no get enemy, Sorrow tears and blood e Zombie, além de canções do próprio repertório.

Outra atração gratuita no Panorama será uma mostra especial do formato 16mm, com a exibição de curtas como A Mulher Marginalizada (1989), de Tuna Espinheira, Favelas (1933), de Alexandre Robatto Filho, e Igreja (1960), de Silvio Robatto. Entre os longas está A Trapaça (1955), do italiano Federico Fellini, e Vampiros de Almas (1956), um clássico da ficção científica alienígena. Com um total de dez filmes, a Jornada apresenta ainda produções de Rogério Sganzerla, Edgard Navarro, André Luiz Oliveira e Thomas Farkas.

Nas Mostra Competitivas, divididas como sempre entre Baiana, Nacional e Internacional, traz setenta filmes dos mais diversos formatos e linguagens. Difícil destacar um apenas, mas o mais esperado, provavelmente é Pacarrete, filme cearense de Allan Deberton com a atriz Marcélia Cartaxo, grande vencedor do último Festival de Gramado com oito kikitos incluindo melhor filme, melhor diretor e melhor atriz.

Os oitenta anos do cineasta Glauber Rocha também renderá uma homenagem com exibições de Terra em Transe, A Idade da Terra e O Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro. Há ainda a mostra do cineasta francês Louis Malle, um panorama do cinema alemão e outro do cinema português. Além do também tradicional Panorama Brasil, com dez longas e 19 curtas.

Além disso, acontece durante o Panorama também o lançamento do livro “Mulheres Atrás das Câmeras”, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine, organizado por Luiza Lusvarghi e Camila Vieira. Os 27 artigos estruturam esta produção por meio de ensaios com recortes temáticos ou focados em figuras de destaque. Na ocasião do lançamento, teremos uma roda de conversa no dia 03 de novembro abordando as dificuldades e caminhos de fazer cinema no Brasil, hoje em dia, sendo mulher. A mesa de conversa será formada por Amanda Aouad e Cecília Barroso (críticas de cinema) e pelas cineastas Marília Hughes, Ceci Alves e Larissa Fulana de Tal.

Resistindo aos tempos difíceis e buscando respirar cinema por uma semana em Salvador e Cachoeira, o Panorama Internacional Coisa de Cinema destaca-se, único festival de grande porte que nos restou após o fim da Jornada de Cinema e do Seminário de Cinema, merece ser celebrado. Então, fica o convite para voarmos por esses dias no Glauber Rocha, na Walter da Silveira e no Cine Teatro em Cachoeira.

XV Panorama Internacional Coisa de Cinema
Quando: 30/10 a 06/11
Onde: Espaço Itaú Glauber Rocha, Sala Walter da Silveira e Cine Theatro Cachoeirano
Programação completa no site oficial (http://coisadecinema.com.br/xv-panorama/)

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.