Adoráveis Mulheres : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Adoráveis Mulheres

Adoráveis Mulheres  - filme

Um melodrama sensível. Essa nova versão de Adoráveis Mulheres tem a essência do texto de Louisa May Alcott, mas também a alma de Greta Gerwig que se apropria da história e demonstra sua marca na direção. O elenco igualmente afinado ajuda com a proposta de discutir a vida daquelas mulheres do século XIX com um toque de atualidade.

Quatro irmãs tão diferentes e, ao mesmo tempo, em tamanha sintonia. A trama tem uma protagonista clara em Jo, a moça que sonha em ser escritora, mas consegue dividir bem a apresentação de suas irmãs e ir mesclando o tempo entre passado e presente para que possamos compreender melhor a ligação entre elas. Jo, Meg, Amy e Beth de alguma forma se complementam, a dinâmica da infância e juventude delas guia os passos da vida adulta, ainda que nem tudo saia como esperavam.

Adoráveis Mulheres  - filmeA montagem é essencial na obra, através dela o roteiro não linear vai sendo costurado com destreza, nos dando aos poucos as informações que importam e vão nos conduzindo ao desfecho. É encantador como a discussão sobre o papel da mulher é leve e ao mesmo tempo profundo. A questão do casamento por interesse ou amor, a busca por seu próprio lugar no mundo, a possibilidade de uma profissão.

As quatro irmãs possuem aptidões para as artes. Jo é escritora, Meg, atriz, Amy, pintora, e Beth, pianista. Uma sensibilidade que era incentivada nas mulheres apenas como hobby, mas que nelas trazia um desejo de investir como profissão. Tal qual um conto de fadas, cabia a Jo traçar as linhas para que isso de alguma maneira acontecesse já que a realidade não permitiria que todas seguissem esse caminho tão facilmente.

Adoráveis Mulheres  - filmeEm determinado momento, uma personagem diz que quem julga o que é genial ou não são outros artistas e como eles são todos homens, fica difícil uma mulher se inserir nesse meio. Esse é um ponto chave que a trama traz à luz. Analisando os detalhes, inclusive da resolução, é fácil perceber a confirmação disso. E que acaba refletindo nos próprios bastidores da obra e no fato de Greta Gerwig não ter conseguido uma indicação de melhor direção, apesar do filme estar entre os nove indicados ao Oscar.

Chama a atenção o fato do amor romântico, apesar de ser parte da trama, não ser o mote principal. Sua necessidade é até mesmo tensionada, por mais que seus arcos sejam construídos para agradar a gregos e troianos. Afinal, não há problema em amar, mas, como Jo diz em determinado momento, ela sempre pensou que a vida de uma mulher precisava ser algo além disso.

A caracterização da época e das personagens é outro ponto bem construído.. É fácil de perceber quando o roteiro salta ou retrocede no tempo, demonstrando que as meninas estão mais velhas ou mais novas a partir de figurino, cabelo e pequenos gestos e detalhes dos cenários. A postura de menina ou de mulher é bem construída por cada uma delas e a harmonia entre as quatro chama a atenção. Há verdade em tela, naquela intimidade e amor fraterno.

Correndo o risco de parecer piegas ou clichê, o fato é que Adoráveis Mulheres é uma experiência adorável.


Adoráveis Mulheres (Little Women, 2020 / EUA)
Direção: Greta Gerwig
Roteiro: Greta Gerwig
Com: Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh, Eliza Scanlen, Laura Dern, Timothée Chalamet, Meryl Streep
Duração: 135 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.