Karim Aïnouz foi à Argélia para resgatar suas origens, como diz a sinopse oficial, mas chegando lá, encontrou a jovem ativista Nardjes. Entusiasmado pela força da juventude em luta contra o governo, o cineasta cearense resolveu emprestar sua câmera para acompanhar a moça por 24 horas ao redor de uma manifestação em pleno Dia Internacional das Mulheres.
Home
cinema brasileiro
critica
documentario
Festival
filme brasileiro
Karim Aïnouz
OlhardeCinema2020
Nardjes A.
Nardjes A.
Karim Aïnouz foi à Argélia para resgatar suas origens, como diz a sinopse oficial, mas chegando lá, encontrou a jovem ativista Nardjes. Entusiasmado pela força da juventude em luta contra o governo, o cineasta cearense resolveu emprestar sua câmera para acompanhar a moça por 24 horas ao redor de uma manifestação em pleno Dia Internacional das Mulheres.
O ponto positivo e negativo de Nardjes A. é o mesmo, a escolha do dispositivo de Aïnouz para contar essa história. Ao acompanhar apenas um dia pelo olhar da moça, a obra acaba ficando restrita em relação à situação como um todo. Poucas informações são passadas e todas pelo olhar da ativista. As escolhas do recorte pela manifestação também.
Ao mesmo tempo a proposta de Karim Aïnouz não parece mesmo ser a de explicar os conflitos na Argélia, as reivindicações dos jovens vs as ações do governo. O filme parece apenas querer pulsar esse entusiasmo e esperança de mudanças. Como se o cineasta quisesse nos passar o que o fez escolher retratar esse momento.
Olhando por esse viés, o filme cumpre seu objetivo com louvor. Há paixão em cena. Há uma onda que contagia e nos faz querer buscar também as ruas, exigir nossos direitos, lutar contra o estabelecido. A montagem parece nos devolver um pouco desse frescor que vamos perdendo após tantas situações adversas.
Para quem queria fazer um filme biográfico, Karim acaba saindo completamente de cena para dar lugar ao outro. Mas, curiosamente, ao fazer isso, acaba se colocando mais no filme do que se falasse sobre sua própria vida. Em sua escolha por resgatar esse frescor juvenil, o cineasta parece estar buscando esse espírito guerreiro em si mesmo. Fica implícito, também, um paralelo com a própria situação do Brasil.
Nardjes A. tem uma força inegável, ainda que possa parecer superficial. O documentário observativo deixa para o público a reflexão. E há elementos nele para isso, ainda que por um recorte tão específico. Uma obra que ecoa em nossa mente muito tempo após a sessão.
Filme visto no 9º Olhar de Cinema de Curitiba
Nardjes A. (2020, Brasil)
Direção: Karim Aïnouz
Roteiro: Karim Aïnouz
Duração: 80min.

Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
Nardjes A.
2020-10-13T18:33:00-03:00
Amanda Aouad
cinema brasileiro|critica|documentario|Festival|filme brasileiro|Karim Aïnouz|OlhardeCinema2020|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
cadastre-se
Inscreva seu email aqui e acompanhe
os filmes do cinema com a gente:
os filmes do cinema com a gente:
No Cinema podcast
mais populares do blog
-
"Sempre pense antes de agir", esta é a frase que Eugene Brown diz aos seus alunos ao ensinar-lhes xadrez . Uma lição que vai além...
-
Contos de Fadas em versões live action modernas, esta é a moda em Hollywood. Começou com Cinderela , veio Chapeuzinho Vermelho , em 2012 t...
-
Os cinéfilos de Salvador já podem comemorar. Nessa terça-feira, dia 06 de maio, terá a primeira sessão do Cineclube Glauber Rocha . O filme...
-
Não deixa de ser curioso que o filme Getúlio tenha estreado no dia 01 de maio, Dia do Trabalho. O "pai dos pobres" foi, de fato,...
-
Martin Scorsese , uma das maiores lendas vivas do cinema , encontrou mais um momento de consagração com Os Infiltrados (2006). Em um casame...