Como superar um trauma? Em determinado momento do filme de Ivan Tverdovskiy, uma personagem grita com outra que insiste em dizer que eles “precisam se lembrar do que aconteceu”. Não, eles não querem lembrar, querem recomeçar a vida, encontrar novos amores, fazer novos filhos, seguir em frente.
Conferência
Como superar um trauma? Em determinado momento do filme de Ivan Tverdovskiy, uma personagem grita com outra que insiste em dizer que eles “precisam se lembrar do que aconteceu”. Não, eles não querem lembrar, querem recomeçar a vida, encontrar novos amores, fazer novos filhos, seguir em frente.
O roteiro parte de um atentado real que ocorreu em um teatro em Moscou no ano de 2002 para imaginar um reencontro dezessete anos depois de parte dos sobreviventes. Boa parte da trama acontece dentro desse teatro com as personagens narrando o que lembram do dia fatídico. E é instigante como, por mais que tudo pareça verborrágico, há uma delicadeza na construção da imagem.
Em especial, há um compasso de espera na montagem. Planos longos, imagens contemplativas, muitos momentos de silêncio constroem uma sensação de angústia e desconforto que ajudam na imersão da obra. De alguma maneira nos sentimos ali, juntos com os reféns, relembrando o momento traumático.
Há uma construção de suspense também em torno da protagonista, agora uma freira, que estava entre os reféns junto a sua família e organiza o encontro como se fosse uma missão especial. Sua relação conturbada com a filha demonstra que há algo a mais ali, que só será revelado mais a frente, ressignificando alguns acontecimentos.
Conferência é uma obra entre o desejo de superar um trauma e o falso determinismo de que esse trauma não pode ser superado. É curioso que um atentado terrorista muçulmano acabe reforçando a culpa judaico cristã na representação de uma protagonista freira que se veste de preto de uma maneira que lembra as burcas. Nuanças que parecem afastar, mas, no fundo, aproximam agressor e vítima.
Filme Visto no 10º Olhar de Cinema de Curitiba.
Conferência (Rússia, Estônia, Reino Unido, Itália, 2021)
Direção: Ivan Tverdovskiy
Roteiro: Ivan Tverdovskiy
Duração: 129 min.
Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
Conferência
2021-10-09T15:00:00-03:00
Amanda Aouad
cinema europeu|critica|Festival|Ivan Tverdovskiy|OlhardeCinema2021|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
cadastre-se
Inscreva seu email aqui e acompanhe
os filmes do cinema com a gente:
os filmes do cinema com a gente:
No Cinema podcast
anteriores deste site
mais populares do site
-
Steven Spielberg sempre foi um mestre em capturar o imaginário do público e Contatos Imediatos do Terceiro Grau é um exemplo brilhante de ...
-
E na nossa cobertura do FICI - Festival Internacional de Cinema Infantil , mais uma vez pudemos conferir uma sessão de dublagem ao vivo . Ou...
-
Eletrizante é a melhor palavra para definir esse filme de Tony Scott . Que o diretor sabe fazer filmes de ação não é novidade, mas uma tra...
-
Clint Eastwood me conquistou aos poucos. Ele sabe como construir um filme que emociona e, agora, parece ter escolhido Matt Damon como seu ...
-
O CinePipocaCult adverte: se você sofre de claustrofobia, síndrome do pânico ou problemas cardíacos é melhor evitar esse filme. Brincadeiras...
-
Entre os dias 24 e 28 de julho, Salvador respira cinema com a sétima edição da Mostra Lugar de Mulher é no Cinema. E nessa edição, a propost...
-
Para prestigiar o Oscar de Natalie Portman vamos falar de outro papel que lhe rendeu um Globo de Ouro e uma indicação ao Oscar em 2004. Clos...
-
Quando Twister chegou às telas em 1996, trouxe consigo um turbilhão de expectativas e adrenalina. Sob a direção de Jan de Bont , conhecido ...
-
Metallica Through The Never não é um documentário , nem mesmo um show filmado, muito menos um filme de ficção . É uma mistura psicodélica...