O Sonho do Inútil : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Sonho do Inútil

O Sonho do Inútil - filme

Sonhos, adolescência, grupo, paixão, cinema. O Sonho do Inútil é um documentário que nos traz desalento e esperança ao mesmo tempo. Inútil é como se intitula o peculiar grupo de jovens que entre 2006 e 2021 realizou vídeos caseiros de humor dos mais estranhos possíveis, em busca de atenção entre as milhares de informações diárias que pululam na internet. 

Uma forma de escape de uma realidade dura de periferia. Um combustível para o sonho de possibilidades. Ou simplesmente a única coisa que eles sabiam fazer, como disse um dos integrantes. O amor pelo cinema, pela arte, pela possibilidade de se expressar também é uma justificativa para realizar loucuras como tocar fogo no próprio corpo, por exemplo. 

Em quinze anos, muitos desses jovens foram tomando outro rumo, uns foram e voltaram, poucos permaneceram. Em um cenário de pandemia e falta de incentivo à cultura no país com poucas perspectivas para a produção audiovisual, o documentário busca resgatar as memórias desse grupo, seus sonhos e experiências. 

O Sonho do Inútil - filme
Mais do que depoimentos e imagens de arquivo, O Sonho do Inútil acaba sendo um retrato instigante de uma classe. É envolvente a maneira como esses jovens, já não tão jovens, vão sendo apresentados e vamos nos aproximando da história de vida de cada um deles. Nos emociona ver o que aquilo representava para cada um deles. 

A história de vida desses integrantes também é retratada de uma maneira sensível e envolvente. Há muito mais a se contar. Indo além do propósito do vídeo, ou mesmo do grupo, buscando um sentido de vida, uma lógica do que cada um deles de fato buscava. 

A relação familiar conturbada também chama a atenção, em especial em um desencontro e reencontro entre mãe e filho. Ou em um depoimento emocionado de um pai. Tudo isso acaba ressignificando aquelas imagens que pareciam tolas ou sem sentido. Uma brincadeira de internet que traz camadas bem mais profundas. 

O Sonho do Inútil é um retrato do Brasil. Irônico, sofrido, com falta de perspectivas, mas extremamente criativo e com vontade de ir além. 

Filme Visto no 10º Olhar de Cinema de Curitiba.

O Sonho do Inútil Brasil, 2021)
Direção: José Marques de Carvalho Jr.
Roteiro: José Marques de Carvalho Jr.
Duração: 72 min. 

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.