55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

55º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

FestBrasilia 2022

Mais antigo festival em atividade no país, a capital do país celebra o retorno das sessões presenciais no Cine Brasília, após dois anos de sessões online. Conforme divulgação do próprio festival, "A edição 2022 está focada no retorno ao ambiente de exibições presenciais e na reconstrução de políticas do audiovisual brasileiro”. 

O sentimento é mesmo de recomeço. E nada melhor do que recomeçar com um filho da terra. Esse ano a noite de abertura já começa com um filme da competitiva nacional, Mato Seco em Chamas de Adirley Queirós e Joana Pimenta, obra que dialoga com esse sentimento de pertencimento e segregação. 

Além das competitivas de curtas e longas, nacionais e de Brasília o Festival conta com mostras paralelas de longas: Reexistências e Festival dos Festivais, sessão hors-concours e sessão especial. Além do Cine Brasília, a mostra da Competitiva Nacional será exibida de maneira gratuita nos Complexos Culturais Samambaia e de Planaltina. 

Outra ação que retorna em 2022 é o Ambiente de Mercado, que traz atividades diversas voltadas ao mercado audiovisual como oficinas, debates, rodadas de negócios, pitchings e encontros com players, além da realização da Clínica de Projetos. Uma maneira de unir o pensamento sobre o setor desde o desenvolvimento, 

Mantendo sua preocupação com a acessibilidade, as sessões no Cine Brasília Audiodescrição para os filmes das Mostras Competitivas de curtas e longas-metragens exibidos no Cine Brasília. Versão em LIBRAS para os curtas e longas da Mostra Brasília, disponibilizadas em uma parceria inédita pela empresa Iguale através do aplicativo Movie Reading Brasil. Monitores treinados para o atendimento de pessoas com dificuldade de locomoção, cegas e com baixa visão nas dependências do Cine Brasília. Intérprete de LIBRAS nas cerimônias competitivas, abertura e encerramento.

A programação completa e outras informações, inclusive dicas sobre votação popular podem ser vistas no site oficial do Festival.


CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.