Às vezes, tudo o que você precisa em meio aos problemas do dia a dia é assistir a uma comédia descompromissada que consiga te divertir, apesar, ou exatamente por causa, dos clichês. Aquele formato de obra que ficou popularmente conhecido como filme de “Sessão da Tarde”.
Home
Caio Castro
cinema brasileiro
Cris D'amato
critica
filme brasileiro
Mariana Xavier
Thati Lopes
Esposa de Aluguel
Esposa de Aluguel
Às vezes, tudo o que você precisa em meio aos problemas do dia a dia é assistir a uma comédia descompromissada que consiga te divertir, apesar, ou exatamente por causa, dos clichês. Aquele formato de obra que ficou popularmente conhecido como filme de “Sessão da Tarde”.
Esposa de Aluguel, novo filme da diretora Cris D'Amato é isso. Uma comédia romântica clichê sem maiores pretensões, com temas requentados e personagens típicos, mas que ciente do que tem em mãos, entrega uma obra bem feita que busca agradar ao grande público. Não por acaso estreou e continua entre os filmes mais vistos da plataforma streaming Netflix.
Estrelado por Caio Castro e Thati Lopes, a trama é simples. Luiz é um bon vivant que vive às custas da mãe foge de relacionamentos sérios. Tem, inclusive, uma série de regras para evitar cair nessa “armadilha”. Mas a notícia de que ficará fora do testamento caso não se case, faz com que ele contrate a atriz Lina para interpretar sua futura esposa.
Como toda boa comédia romântica o arco dramático é previsível, mas a dinâmica do falso casal que vai se aproximando aos poucos é divertida e envolvente, com pequenas ressalvas para o ato final que abusa um pouco da boa vontade do espectador, em especial com um acontecimento no palco de um concurso de danças e a resolução em si que traz algumas peripécias pouco críveis.
Ao contrário, o primeiro ato tem pontos positivos como a apresentação de Luiz citando as tais regras para fugir do relacionamento, que tem uma leve referência com a apresentação das regras do Clube da Luta, filme preferido da personagem. Por mais que force um pouco essa comparação, acaba sendo uma busca por uma construção orgânica da personagem, suas referências e seus desejos.
Outro ponto positivo é a maneira como o roteiro abre espaço para a improvisação de Thati Lopes, construindo momentos engraçados de humor físico, mas também interferências irônicas com críticas inteligentes e divertidas. A própria antítese da personagem, que é uma atriz que apresenta um monólogo sobre relacionamentos, é curiosa e enriquece o texto do filme.
O elenco de apoio também ajuda no timming cômico, em especial Patricya Travassos como a mãe de Luiz e Mariana Xavier como a irmã Maria Inês, que funciona como antagonista menos clichê ao não deixar espaço para os famosos triângulos amorosos do gênero. Ainda que exista um triângulo aqui na disputa pela atenção da mãe.
Esposa de Aluguel é aquilo que se propõe. Uma comédia romântica que segue a fórmula do gênero, divertindo e envolvendo com a tese do amor romântico. Você pode até tentar fugir dele, mas quando surge o sentimento verdadeiro, acaba descobrindo que isso foi o que você sempre quis.
Esposa de Aluguel (Brasil, 2022)
Direção: Cris D'Amato
Roteiro: Luanna Guimarães
Com: Caio Castro, Thati Lopes, Mariana Xavier, Patricya Travassos, Danielle Winits, Polliana Aleixo
Duração: 107 min.

Amanda Aouad
Crítica afiliada à Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas (Poscom / UFBA) e especialista em Cinema pela UCSal. Roteirista profissional desde 2005, é co-criadora do projeto A Guardiã, além da equipe do Núcleo Anima Bahia sendo roteirista de séries como "Turma da Harmonia", "Bill, o Touro" e "Tadinha". É ainda professora dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unifacs e da Uniceusa. Atualmente, faz parte da diretoria da Abraccine como secretária geral.
Esposa de Aluguel
2022-11-09T08:30:00-03:00
Amanda Aouad
Caio Castro|cinema brasileiro|Cris D'amato|critica|filme brasileiro|Mariana Xavier|Thati Lopes|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
cadastre-se
Inscreva seu email aqui e acompanhe
os filmes do cinema com a gente:
os filmes do cinema com a gente:
No Cinema podcast
anteriores deste site
mais lidos do site
-
Rever Johnny & June quase duas décadas após seu lançamento é como escutar uma velha canção de Johnny Cash em vinil: há rachaduras, chi...
-
Vinte e cinco anos depois de seu lançamento, Matrix (1999) continua a ser um ponto de inflexão no cinema de ficção científica . Assistir a ...
-
Action Jackson . Só o título já nos lembra uma época de explosões exageradas, frases de efeito e heróis que pareciam ter saído de um gibi. L...
-
Quando 300 chegou aos cinemas em 2007 , foi como se um trovão ecoasse pelas salas escuras. Zack Snyder , um diretor vindo do mundo dos vide...
-
Poucos filmes conseguiram me incomodar tanto — e isso, acredite, é um elogio — quanto Instinto Materno (Pozitia Copilului, 2013), dirigido...
-
Poucos filmes carregam em seu DNA o peso de inaugurar, questionar e ao mesmo tempo mitificar um gênero cinematográfico nacional. O Cangacei...
-
Maverick , lançado em 1994 sob a direção competente de Richard Donner , é uma celebração do western que une comédia , ação e um charme próp...
-
A Baleia (2022), dirigido por Darren Aronofsky , é um filme que se apresenta como um estudo profundo sobre a condição humana, a solidão e ...
-
Dogville é uma obra-prima do cineasta dinamarquês Lars von Trier , lançada em 2003, que não só desafia as convenções do cinema tradicional,...
-
Antes de mais nada, precisamos nos colocar no contexto do terror psicológico e do drama familiar que A Órfã (2009) apresenta. O suspense, ...