Assassinos da Lua das Flores : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Assassinos da Lua das Flores

Assassinos da Lua das Flores - filme

Existem diretores que se tornaram cânones do cinema mundial, mas nem por isso devemos aplaudir tudo que fazem. Seus filmes também merecem uma análise pela obra em si. É gratificante, no entanto, ver que aos 81 anos, Martin Scorsese continua nos entregando algo que traz muito de suas marcas, mas também soa como novidade.

Rei dos filmes de gângsters, o diretor traz em Assassinos da Lua das Flores algo que subverte esse gênero e o western ao colocar o ponto de vista na vítima. Os povos originais, verdadeiros donos da terra que durante muito tempo foram os vilões dos filmes de Hollywood. E o mais interessante é que, para isso, não precisa vilanizar em excesso os antigos mocinhos.
Assassinos da Lua das Flores - filme
O personagem de Robert De Niro é desprezível, mas tem camadas que o torna instigante, mesmo que torçamos pela sua derrocada. Já o personagem de Leonardo DiCaprio é ainda mais complexo. Seu amor pela esposa, seu medo e obediência ao tio e sua vontade de se dar bem se digladiam dentro dele, sendo expresso em sutilezas.

Já a personagem de Lily Gladstone não é uma vítima indefesa, por mais que sofra calada boa parte da narrativa. Sua força está também na resiliência e na busca por justiça para seu povo. Sabendo que essa obra é baseada em uma história real, traz ainda mais brilho e força para ela.

São mais de três horas de projeção, talvez não precisasse tanto, mas cada segundo é um deleite cinematográfico. A maneira como a câmera busca essas personagens, a organização dos planos, o tempo da montagem, o ritmo dos atos, apresentando cada ponto a seu tempo. Tudo nos envolve e não vemos o tempo passar. É de fato uma obra de arte.

Assassinos da Lua das Flores - filme
E como uma boa obra de arte, nos faz refletir sobre diversos aspectos da nossa relação no mundo. Há muitas camadas também no roteiro de Eric Roth e Scorsese que nos fazem embarcar naquela história e sentir na pele aquelas dores. Refletir sobre um passado que nem é nosso, ainda que, aqui, na América do Sul, os povos originais também ainda sofram com questões parecidas.

E não deixa de ser impactante que algo tão particular possa ser tão universal e nos tocar também em nosso particular. Nos faz pensar sobre a relação com o outro, na incapacidade, muitas vezes, de entendermos culturas e pontos de vistas diversos. Na busca desenfreada por dinheiro e poder. Nas relações de afetos. Naquilo que realmente importa para nossas vidas.

Assassinos da Lua das Flores é daquelas obras que já chegam com selo de obra-prima. Não apenas pelo peso do cineasta que assina e sua trajetória, mas por percebemos que tem características que nos fazem classificar como um dos grandes trabalhos de sua carreira. Uma pena que não receberá o que merece nas premiações que estão por vir.


Assassinos da Lua das Flores (Killers of the Flower Moon, 2023 / Estados Unidos)
Direção: Martin Scorsese
Roteiro: Eric Roth, Martin Scorsese
Com: Leonardo DiCaprio, Lily Gladstone, Robert De Niro
Duração: 206 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.