Grandes Cenas: Ghost : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Grandes Cenas: Ghost

Whoopi GoldbergDesde maio, comecei a analisar algumas Grandes Cenas do Cinema e, para ilustrar o texto, colocava a cena no Youtube com o link aqui. Quarta-feira, no entanto, minha conta no Youtube teve que ser desativada por causa de uma queixa da detentora dos direitos autorais de Fale com Ela, filme de Almodovár. Eu entendo que a pirataria é um problema do nosso século e sou contra, sem demagogia. Nunca comprei um DVD pirata e o que baixei na internet foram coisas raras, que não existem para comprar. Agora, acho uma besteira atos desse tipo, já que a exposição da cena, com a análise no blog, na verdade acabava sendo uma propaganda gratuita para o filme. Quem se interessasse, iria procurar assisti-lo depois. As ações poderiam ser mais inteligentes. Maria Bethânia mesmo declarou recentemente que "não se incomoda em saber que esse material está disponível na internet, já que se trata de compartilhamento sem intenções comerciais".

Cheguei a pensar em desistir desse tópico, mas resolvi continuar, pois acho um exercício interessante tanto para mim, quanto para vocês. A diferença agora é que, para conferir a cena, vocês terão que ver o filme ou mesmo procurar no próprio Youtube, pois ainda tem muita conta aberta por lá que posta cenas de filmes.

Semana passada, com a morte de Patrick Swayze, resolvi rever Ghost, filme que tinha assistido apenas na minha adolescência. Gostei de perceber que a estrutura geral do filme é mesmo muito boa, mereceu todas as indicações ao Oscar e sucesso de bilheteria. A história de amor de Sam e Mollie é linda e bem construída. A realidade da vida pós-morte também é bem realista. O ponto negativo fica pelos monstrinhos que vêm buscar os vilões, um efeito especial muito precário que beira o ridículo. Agora, o ponto alto do filme é mesmo Whoopi Goldberg. A atriz rouba a cena com seu talento incontestável. Por isso, apesar das inesquecíveis cenas de amor que o filme traz, ao som de Unchained Melody, escolhi para análise uma cena de comédia. Mais precisamente a apresentação da personagem Oda Mae Brown.

GhostCena de comédia é complicado explicar em palavras, o ritmo é tudo, e nesta cena tudo funciona como uma orquestra nos levando às gargalhadas. É uma cena com uma curva dramática completa. Ela tem uma apresentação, com Sam chegando ao local; um ponto de ataque, a aparição de de Oda Mae; um desenvolvimento, com toda a conversa da médium e a paciente; um clímax, com a descoberta de Sam; e uma conclusão com a gritaria geral. Ou seja, funciona sozinha e é ótima.

Sam está observando a sala de espera do local quando a porta se abre e chamam Rose Santiago. A câmera acompanha a senhora e volta para Sam. Engraçado ver Sam "fugindo" da porta. A senhora senta e uma pan nos dá uma idéia do local. Uma das irmãs abre uma porta e mostra o armário vazio de onde sairá Oda Mae Brown. Close em Sam que até esse momento está acreditando na possibilidade da comunicação entre os mundos. Após uma "oração", Oda Mae sai do armário e garante que conseguirá falar com o marido da senhora Santiago. A câmera enquadra a senhora sentada de cima para baixo e Oda Mae de baixo para cima, dando a sensação de hierarquia entre as duas.

A câmera gira e enquadra um plano onde se vê as costas de Santiago e Oda Mae no centro. O contra-plano, mostra Sam ao fundo, já percebendo o golpe que se estabelece ali. Aí a cena começa a ficar realmente engraçada, graças principalmente ao talento de Whoopi Goldberg, mas o ritmo do diálogo, a situação em si, ajuda muito. A encenação é muito boa: a força que a médium faz, diz que é difícil, quando o dinheiro está sendo devolvido ela grita: "espere, sinto algo". Aí, começa a desfilar nomes que o falecido poderia conhecer, até que fala o nome da mãe dele. A montagem segue a rapidez do diálogo em um ping-pong entre as duas mulheres, intercalado por close de Sam abismado com o golpe. Nesse momento, a médium vai dando pequenos indícios de que está ouvindo o espírito. Sensações tão sutis que Sam não percebe, mas a câmera não deixa que o espectador deixe passar, focando as expressões dela. Ela começa a ficar desconcertada e suas irmãs estranham, mas Sam ainda não percebe nada.

Oda Mae entra em um falso transe, a música muda. A senhora Santiago está empolgada com a possibilidade de entrar em contato com o marido, qualquer coisa estranha será facilmente aceita por ela sem uma explicação plausível, como quando a médium diz que o falecido é um belo homem e diante da estranheza da viúva, completa que no Reino de Deus todos são bonitos.

Quando Sam diz com todas as letras: "que trambiqueira" e ela pergunta: "quem está falando?" é que ele se dá conta de que a médium pode ouvi-lo. Sam, ansioso por contato, insiste. Os dois giram ao redor da mesa, a câmera acompanha o movimento na mesma direção. A música fica mais tensa. Está chegando o clímax. Oda Mae se escora na porta, acuada, e fala o nome: Sam Wheat. Close em Sam, abismado. Corta para as irmãs, estranhando.

Como um apêndice da cena, a câmera corta para Oda Mae dentro do armário, rezando para Sam ir embora, o espírito aparece ao seu lado e ela grita, saindo desesperada, gerando pânico no local. Falada assim, é complicado, mas é uma cena hilária, inesquecível. Uma pena não poder colocar aqui. Recomendo a todos que assistam, não só a cena, mas todo o filme.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.