As Crônicas de Spiderwick : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

As Crônicas de Spiderwick

Freddie Highmore e Sarah BolgerFilmes com elementos mágicos e adolescentes responsáveis por salvar ao mundo, em uma história inspirada em um livro de sucesso. Achei que já tinha visto de tudo com essa premissa até ligar a televisão e ser surpreendida com As Crônicas de Spiderwick. Confesso que não tinha dado a menor importância a ele em 2008, mas ao dar um crédito à história dirigida por Mark Waters percebi uma aventura um pouco diferente do já visto. Em primeiro lugar, Jared não tem nada de predestinado. É um garoto arisco, que não se conforma com a separação dos pais, e junto ao seu irmão gêmeo Simon e a irmã Mallory têm que proteger um livro de seres crúeis liderados pelo ogro Mulgarath.

O livro, escrito por Arthur Spiderwick, contêm segredos preciosos sobre o mundo mágico dos elfos, fadas, trolls e ninfas, que usados de forma errada, podem destruir tudo de belo que existe. Criado por Tony DeTerlizzi e Holly Black, a série é composta por cinco livros lançados entre 2003 e 2004, e o filme roteirizado por Karey Kirkpatrick, David Berenbaum e John Sayles é um apanhado da trama percorrida pelas cinco obras.

O livro escondido

As Crônicas de SpiderwickO que mais me interessou nesse longa foi a forma como a realidade e a fantasia se misturam na história, gerando uma salada interessante. Os seres mágicos estão lá, mas só quem tem olhos (ou melhor lente) para ver, consegue. E o fundamental ali, é a relação humana. É pai e filha que se separaram há tempos, quando o cientista foi sequestrado pelos elfos. É sobre um filho que sente a falta do pai ausente. É sobre irmãos que brigam e se reencontram. É sobre uma mãe sofrida que não compreende seus filhos. É tudo isso e é mágico.

A direção de arte é cuidadosa, a criação dos cenários e dos seres é bem feita, tendo momentos interessantes a exemplo do encontro das crianças com Artur Spiderwick ou o escudo na casa da família. A trilha é bem composta sempre ressaltando a emoção momentânea. A viagem é gratificante e cumpre o seu papel. Não entra pra o hall dos melhores filmes do gênero, mas tem seu destaque.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.