Missão Madrinha de Casamento : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Missão Madrinha de Casamento

Missão Madrinha de CasamentoDiante de uma enxurrada de comédias masculinas que dominou os cinemas nos últimos tempos, chega aos cinemas aquele que está sendo chamado por muitos de a versão feminina de Se Beber Não Case. Dirigido por Paul Feig e produzido por Judd Apatow, Missão Madrinha de Casamento é mesmo uma comédia de mulheres, para mulheres, mas que diverte a todos, independente do sexo.

A melhor amiga de Annie, vivida por Kristen Wiig vai casar. E como não poderia deixar de ser, ela é chamada para ser a madrinha de seu casamento, ajudando a organizar a festa e a coordenar as demais madrinhas em todos os preparativos, desde o chá de cozinhas, passando pelos vestidos até a festa propriamente dita. O problema é que Annie está vivendo o pior momento de sua vida. Falida, recém abandonada pelo namorado, com um rolo auto-destrutivo com um babaca e com o emprego por um fio. Para piorar, Lílian está com uma nova grande amiga, Helen, vivida por Rose Byrne, que é esposa do chefe de seu futuro marido.

Missão Madrinha de CasamentoO mais interessante em Missão Madrinha de Casamento é que o foco aqui não é a eterna guerra dos sexos, nem mesmo uma disputa de mulheres por homens. De uma maneira sensível, as roteiristas Kristen Wiig e Annie Mumolo construíram uma história essencialmente feminina, onde a amizade é o foco. Dizem que homens são melhores amigos que mulheres, não deixa de ser verdade, mas aqui, podemos perceber que existe uma possibilidade de amizade feminina sincera e até mesmo a necessidade dela em todos os momentos de nossas vidas.

Missão Madrinha de CasamentoA trama e as piadas se desenvolvem em torna da rixa entre Anne e Helen pela amizade de Lílian. A amiga pobre e atrapalhada contra a rica e experiente em festas. Mas, ambas inseguras, carentes e dispostas a tudo para serem a favorita. A cena do discurso de noivado onde as duas disputam o microfone em busca da última palavra emocionante é um dos momentos altos do filme. O ritmo das piadas vão crescendo, sendo bem realizadas não apenas pelo texto flúido, ou pela atuação das duas atrizes, mas pela própria distribuição cênica e montagem intercalando a movimentação das duas no palco com a reação da platéia.

Missão Madrinha de CasamentoAliás, esse jogo de imagens onde a piada muitas vezes está na reação de um personagem em segundo plano é constante em Missão Madrinha de Casamento. É o time da comédia que é muito bem desenvolvido por Paul Feig em torno das atrizes que dispõe. Maya Rudolph como Lílian consegue nos passar toda a emoção e desconforto da personagem ao ser alvo de uma disputa tão absurda. Wendi McLendon-Covey, Ellie Kemper e Melissa McCarthy completam o time de madrinhas em uma ótima química. Mesmo com personagens tão diferentes, é possível comprar a idéia da cumplicidade que elas constróem com o passar das cenas. Destaque para a cena do avião onde muita coisa é desenvolvida, inclusive uma forma sutil de se referir à Se Beber, Não Case.

Missão Madrinha de CasamentoOs pontos negativos estão interligados. Primeiro a inclusão de um restaurante pseudo-brasileiro em uma depreciação desnecessária ao nosso país. O tal "Churras Chi" que de Brasil só tem a bandeira na parede e uma imitação de carne queimada que parece um churrasquinho de gato tentando se passar por um legítimo churrasco gaúcho. Nem a língua portuguesa é respeitada, já que o garçon que as atende fala espanhol. Tão desnecessária quanto é a consequência dessa cena, gerando uma sequência lamentável de situações escatológicas que não cabiam em um filme como esse.

Missão Madrinha de Casamento tem algo que é essencial a uma boa comédia: ritmo. Ele nos faz rir em vários momentos em uma diversão flúida e bem organizada. Várias são as referências e identificações possíveis para os diversos públicos que venham a conferir o filme. Sem distinção de sexo ou classe social. Uma terapia para quem quer se divertir com um texto inteligente.


Missão Madrinha de Casamento (Bridesmaids : 2011/EUA)
Direção: Paul Feig
roteiro: Kristen Wiig e Annie Mumolo
Com: Kristen Wiig, Maya Rudolph, Terry Crews, Matt Lucas, Wendi McLendon-Covey, Ellie Kemper, Melissa McCarthy, Rose Byrne.
Duração: 125 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.