O Grande Hotel Budapeste : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

O Grande Hotel Budapeste

O Grande Hotel BudapesteCerta vez, descrevi o estilo de Wes Anderson como "meio nonsense, excêntrico, com uma estética retrô, cores vivas e uma eterna ironia ingênua em sua visão de mundo". Em Grande Hotel Budapeste, este é mais do que o estilo do diretor, é o mundo não mais existente de seu protagonista.

M. Gustave é o lendário concierge do Grande Hotel Budapeste, localizado na fictícia República de Zubrowka. Interpretado por Ralph Fiennes, este homem sensível nos traz um frescor de uma época perdida, onde a poesia e a humanidade eram maiores que a ganância e a guerra. Mas, esse mundo não existe mais, a não ser nas atitudes de Gustave e na tentativa de manter o Hotel em ordem. O problema é que a dona do local é assassinada e em seu testamento deixava para ele um valioso quadro renascentista e sua família não gosta da decisão, acusando-o do assassinato. Ao lado do fiel Zero Moustafa, ele tentará provar sua inocência, enquanto ainda acredita nesse mundo inexistente.

O Grande Hotel BudapesteNa verdade, o parágrafo acima é apenas parte da sinopse, pois o roteiro de Wes Anderson e Hugo Guinness vai além de uma história linear bem contata. Misturando épocas, estilos e a técnica da história dentro da história que está dentro da história. Temos uma análise mais ampla daquilo que iremos assistir, iniciando com o autor da trama apresentando suas memórias sobre o hotel e de quando ele esteve por lá conversando com o dono do local, o misterioso Mr. Moustafa. Através do encontro e conversa de ambos, vamos conhecer a verdadeira história, quando este senhor era apenas Zero, o mensageiro do hotel, treinado por Gustave.

Apesar de histórias dentro da outra, em nenhum momento o roteiro é confuso. Pelo contrário, tudo flui de maneira bastante harmônica, principalmente pela técnica de guiar o público através da narrativa direta. Tom Wilkinson, o narrador principal, inicia se apresentando e resumindo a história que iremos assistir olhando diretamente para a câmera. Sua representação mais jovem, vivida por Jude Law também fala constantemente olhando para a câmera, nos conduzindo no decorrer da história. Quando passamos para a década de trinta, o narrador personagem some, acompanhando apenas a encenação.

O Grande Hotel BudapesteEntra o mundo maravilhoso de Wes Anderson, ou melhor, de M. Gustave, onde uma ironia cênica nos conduz em críticas contundentes à natureza humana. O hotel é uma espécie de elo perdido em meio a um mundo de guerra iminente. As cores do hotel, principalmente do elevador. Os figurinos dos hóspedes, a rotina local, o perfume obrigatório, os discursos de Gustave e a poesia. Cada coisa traz um toque especial àquele mundo. As poesias e visão, inclusive, são inspiradas na obra de Stefan Zweig escritor e poeta judeu que veio morrer no Brasil em meio à Segunda Guerra Mundial.

O Grande Hotel BudapesteA vida e a atmosfera do filme se completam com as ótimas interpretações do elenco. Aliás, que elenco estelar, com participações mais do que especiais como a de Bill Murray, parceiro do diretor. Todos estão muito bem em seus personagens, mas não há como não destacar Willem Dafoe como um psicopata que persegue Gustave a mando da família da morta. E o próprio Ralph Fiennes como o concierge. Ambos em proporções distintas acabam atingindo uma veia cômica incrível diante da construção insólita das situações que representam. A cena do mosteiro, por exemplo, é sensacional. Outro destaque vai para o jovem Tony Revolori, que faz um incrível Zero.

A mirabolante trama do quadro roubado, do testamento perdido e do possível assassinato ganha dimensões maiores com passagens pela prisão, perseguição nas ruas e diversas reviravoltas que vão além do esperado. E isso é o que mais fascina em O Grande Hotel Budapeste. Depois de tudo, Wes Anderson ainda nos surpreende.

O Grande Hotel Budapeste é um filme homenagem. Um resgate de uma Belle Époque perdida em um mundo imaginário e cheio de surpresas que nos envolve e diverte. E até mesmo emociona e faz pensar.


O Grande Hotel Budapeste (The Grand Budapest Hotel, 2014 / EUA / Alemanha)
Direção: Wes Anderson
Roteiro: Wes Anderson e Hugo Guinness
Com: Ralph Fiennes, Tony Revolori, F. Murray Abraham, Jude Law, Mathieu Amalric, Willem Dafoe, Owen Wilson, Edward Norton, Tilda Swinton, Adrien Brody, Jeff Goldblum, Jason Schwartzman, Bill Murray
Duração: 100 min.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.