Dica de livros : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Dica de livros

A principal receita para quem quer escrever roteiros é ver muitos filmes. Dos bons aos ruins, sempre se pode pescar algo interessante, mostrar novas possibilidades, inspirar novos argumentos. A vivência do roteirista sempre conta. Mas, roteiro, antes de ser uma arte, é uma técnica, é para ser lido pelo equipe de produção, direção, atores, então, é importante um curso e a leitura de alguns manuais que estão no mercado.

Ao ser perguntado em uma entrevista que livros ele recomendava além dos próprios, Syd Field disse: nenhum. Pode parecer arrogante, mas a verdade é que a maioria dos manuais de roteiro dizem a mesma coisa com uma nova roupagem. Foi por isso que me surpreendi ao ler a trilogia de Linda Seger: Como aprimorar um bom roteiro, Como criar personagens inesquecíveis e A arte da adaptação. Roteirista e principal consultora de roteiros em Hollywood, seus livros trazem uma visão nova a essa arte, quando nos faz repensar as fórmulas na prática, mostrando como pesquisar para os personagens não ficarem clichês, como ter uma visão crítica do nosso próprio roteiro para reescrevê-lo e como encontrar em cada meio a forma mais correta de se comunicar com o público. Realmente uma grata surpresa que deve ser lida por todos os roteiristas: de aspirantes a profissionais.

Para os que não conhecem o básico, uma lista de alguns outros bons livros sobre técnicas de contar histórias através de imagens:
Story - Robert Mckee
Roteiro de Cinema e Televisão - Flávio Campos
Manual de Roteiro ou Manuel... - Leandro Saraiva & Newton Cannito
Da Criação ao Roteiro - Doc Comparato
Manual de Roteiro - Syd Field

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.