Distrito 9 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Distrito 9

Distrito 9Poucas vezes vi um início de filme tão impactante. O corte rápido de imagens, a simulação de uma reportagem televisiva, a construção de um programa documentário tomam de salto o espectador que quase acredita naquele mundo paralelo criado por Neill Blomkamp. O argumento é muito interessante, aliens sendo segregados racialmente tal qual os negros no antigo sistema de Apartheid da África do Sul. O formato escolhido, simulando um documentário também foi bastante feliz, pena que não se sustenta o filme inteiro.

Em determinado momento, o roteiro parece ficar sem alternativa e mescla as cenas da câmera flagrante com outras em que seria impossível uma testemunha ocular. Isso quebra o ritmo do filme e o torna confuso. Não por ser difícil de comprender as cenas, mas por ser complicado entender onde o diretor quer chegar com aquilo. Ainda assim, a idéia é válida.

Distrito 9 é construído como uma grande crítica social. Através do exemplo fictício dos Aliens, ele mostra como foram formadas as favelas, o crime organizado, o tráfico de drogas e a marginalização na sociedade mundial. Só por essa idéia já é muito bom. Nos conduzindo a pensar como eles, Neill Blomkamp apresenta um protagonista humano babaca, egoísta e extremamente preconceituoso e o contrasta com o alien sensível, pai zeloso, cientista e ético. Porém, este é uma exceção em uma nuvem de Aliens que mais se assemelham a bichos irracionais, pulando em busca de comida de gato ou brigando para sobreviver diante da invação da MNU.

Distrito 9Por tudo isso, a primeira virada no filme estraga um pouco essa idéia realista e metafórica que o longa quer transmitir. Além de ficar sem sentido, já que não serve para modificar o espírito do protagonista humano. A construção fica vazia, sem nenhum embasamento científico para acontecer e não traz nenhum ensinamento para Wikus. A sinopse fala que seria um vírus, mas que espécie de vírus é esse que modifica um DNA humano e ao mesmo tempo serve como único combustível para uma nave espacial?

A perseguição a Wikus torna-se mais importante que as discussões sobre a situação dos Aliens, esvaziando o argumento inicial e construindo cenas de ação confusas, já que o diretor se perde um pouco. Distrito 9 torna-se um campo de batalha sanguinário, que cria tensão e entretem, mas acaba fazendo a crítica social, ponto forte do filme, cair no vazio, junto com os "camarões" e humanos soldados. Ainda assim, traz um fôlego novo à ficção científica, inovando na construção de alienígenas não-maniqueístas (nem bons, nem maus) e alertando para o preconceito inerente à raça humana.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.