Contagem regressiva para Chico Xavier - O filme : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Contagem regressiva para Chico Xavier - O filme

Chico XavierEssa semana, cinema e religião se misturam na expectativa de um fenômeno. Sexta-feira, dia em que o médium mais famoso do Brasil completaria 100 anos, chega às telas sua cinebiografia, dirigida pelo assumido ateu Daniel Filho. Só isso já é indício de que teremos um filme, no mínimo, interessante. Afinal, por não ser adepto de nenhuma religião, o diretor pôde construir um filme neutro, imparcial, sobre a vida desse homem que muitos querem santificar.

Chico Xavier foi um ser iluminado, não há dúvidas disso. Independente de religião, pessoas se comoviam e criam em suas mensagens detalhistas do além-túmulo. Uma família judia, mesmo sem perder sua fé semita, guarda o consolo de mais de cinquenta cartas psicografadas de seu filho morto, por exemplo, como foi mostrado no último Globo Repórter. Até mesmo um juiz inocentou um réu com base em uma carta que o médium apresentou sendo da vítima. Chico é um fenômeno que só é explicado por sua humildade e desprendimento. Fez da caridade e do trabalho de mensageiro, sua vida. Abnegado, nunca perdeu a fé e conseguiu mostrar ao mundo que é possível romper as barreiras dos dogmas religiosos, afinal, todas querem dizer a mesma coisa.

Cena de Chico Xavier

Para homenagear seu centenário, além do filme que já está com vendas antecipadas, vários programas televisivos lembraram a vida e obra de Chico Xavier. O Globo Repórter da última sexta-feira foi dedicado ao tema. O arquivo N apresentou no dia 24 de março o especial “A Biografia”, que pode ser conferido abaixo, e no dia 31 levará ao ar “As Gravações”, apenas com mensagens do médium em entrevistas. Dia 27, teve o Globo News Especial - Chico Xavier. E dia 28, o Almanaque foi uma entrevista com Daniel Filho, que pode ser revisto na terça ou na quinta-feira em horários alternativos.


Toda essa expectativa, deixa a estreia do dia 02 de abril com uma responsabilidade ainda maior, muitos apostam que será um recorde de bilheteria. Além de dirigido pelo homem que mais tem levado os brasileiros ao cinema, e escrito pelo roteirista de um filme marcante na nossa história recente, o longa-metragem da Globo Filmes tem um elenco afinado e uma grande campanha ao redor de uma figura ímpar na história do país. Tem tudo para dar certo. Baseado no livro As Vidas de Chico Xavier, do jornalista Marcel Souto Maior, o filme descreve a trajetória do médium, a partir de sua participação no programa Pinga Fogo, resgatando diversos momentos importantes dos seus 92 anos.Torço muito por isso.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.