Grandes Cenas: Infâmia : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Grandes Cenas: Infâmia

InfâmiaEnquanto a Rede Globo briga com o Ministério Público para deixar sua garotinha da novela das oito ser uma vilãzinha, o cinema já nos mostrou há anos que criança também pode ser um verdadeiro capeta. Filmes como Anjo Malvado, The Bad Seed ou A Orfã estão aí para provar. Mas, poucos conseguiram mostrar a essência da maldade infantil como The Children's Hour, que aqui no Brasil teve o nome de Infâmia. Pouco cultuado, mesmo pelos fãs do diretor William Wyler, o filme conta com uma história densa, com interpretações memoráveis.

Narra a história da garotinha Mary que por pura maldade diz a sua avó que suas duas professoras Karen Wright (Audrey Hepburn) e Martha Dobie (Shirley MacLaine) tem um caso. A velha senhora tem boa influência na comunidade e acaba espalhando a notícia, destruindo a vida das duas mulheres. A grande questão que torna Mary mais assustadora que outras crianças cinematográficas é que sua índole maquiavélica vai além das explicações psiquiátricas, afinal, ela não ganha nada com essa infâmia, sendo apenas um ato de diversão e pura maldade.

A cena escolhida é quando ela confirma essa injúria na frente das duas acusadas e o noivo de Karen. A frieza que a garotinha demonstra e a forma como ela ameaça a amiga para que confirme a história são os pontos altos do filme.

InfâmiaNa primeira parte, os enquadramentos são poucos. Um plano geral com os cinco personagens, um contra-plano de James Garner que interpreta o noivo, e outro, o mais significativo, de Mary centralizada tendo Karen e Martha na casa ao lado. A medida que a menina vai contando sua "história" o clima vai ficando tenso, e os demais personagens são se aproximando dela. A menina vai se perdendo na falsa versão e, pressionada, finge uma crise de choro. Neste momento, ela apela para a amiga Rosalie.

Importante explicar para quem não viu o filme que Rosalie tem uma tendência cleptomaníaca que Mary descobriu e por isso a chantageia. Neste momento, a direção enquadra a menina com a avó em um plano, e os outros três em outro, dividindo bem os dois lados da situação. Quando a avó manda chamar a menina, os quatro ficam no mesmo plano, deixando apenas Mary do outro lado, mostrando que a avó está em dúvida em reação à verdade. Ela chega a dizer literalmente "eu não sei de mais nada, talvez eu mereça mesmo".

InfâmiaQuando Rosalie desce a escada e vê as professoras, fica assustada, sem entender o que está acontecendo. Ela passa por Mary que faz uma expressão ameaçadora, ali dá para ver toda a maldade da pequena menina. A avó senta Rosalie no sofá e depois Karen se aproxima também para conversar. Mary fica ao lado, em pé, com a expressão de ameaça. Interessante perceber que se enquadra as duas meninas de frente para câmera com a velha senhora de lado, mostrando bem as expressões das duas. Para que a avó não veja o que Mary passa com os olhos, ela circula o sofá e fica em contra-plano, de costas para a avó e para Karen, de frente apenas para Rosalie.

Apesar disso, Rosalie nega tudo, até que Mary se aproxima dela e "lembra" que a menina teria contado tudo no dia em que a pulseira de outra colega sumiu, deixando claro sua ameaça. Rosalie, então, assume toda a mentira, deixando as professoras atônitas e a avó da menina aliviada por não ter contado uma história mentirosa. O plano geral, com todos olhando para Rosalie chorando no sofá, e Mary vitoriosa olhando para as professoras fecha a cena e sela a infâmia de uma vez por todas.

Infâmia

Não achei a cena com legendas no Youtube, segue apenas em inglês para referência, mas recomendo assistir a todo o filme.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.