Amigos para sempre dublado ao vivo : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Amigos para sempre dublado ao vivo

FICIUma das experiências mais interessantes que vivenciei no FICI foi a sessão de dublagem ao vivo. O longametragem alemão Amigos para Sempre contou com a presença de Wendel Bezerra e Angélica Santos. E se sempre achei que a dublagem brasileira é uma das melhores do mundo, sábado fiquei fã dos dois. Já na apresentação ambos desfilaram seu extenso currículo e fizeram uma brincadeira com o público falando um trecho de seu personagem mais característico. Os pequenos vibravam quando Angélica abriu a boca com a voz inconfundível de Cebolinha da Turma da Mônica. Assim como gritos felizes ecoaram na sala ao ouvir Wendel choramingar como Bob Esponja. Foi divertido ver crianças cercando os dois para tirar fotos e pedir autógrafo de "Cebolinha" ou perguntar ao pai onde estava Bob Esponja. Pessoalmente fiquei mais encantada de saber que Angélica era a voz de Kevin Arnold, de Anos Incríveis. De qualquer forma impressionou o talento de ambos, pois não foi uma tarefa fácil.

Wendel BezerraAngélica Santos

Dublar um desenho já é complicado, imagine ao vivo. Como Angélica frisou, ali eles não podem errar. Só sendo muito bom para encarar uma hora e meia de dublagem direta. Para complicar ainda mais, eram apenas os dois para o filme inteiro. Então, todos os personagens femininos eram de Angélica e todos os masculinos de Wendel. Em muitos momentos meus olhos saíram da tela para acompanhar as expressões e agilidade dos profissionais, principalmente em diálogos em que eles teriam que intercalar dois, três personagens com timbres, entonações e vozes completamente diferentes. E interpretando suas emoções. Devo dizer que tiro meu chapéu para ambos.

Amigos para SempreA história do filme não é das mais criativas ou complicadas. Um ratinho com sonho de ser astro do cinema acaba se refugiando em uma fazenda longínqua, onde os animais nunca atravessam a cerca com medo de uma raposa que circunda o local. Um dia, a ovelha Nuvem acaba ultrapassando a fronteira e é sequestrada. Todos pensam na raposa, sem saber que um lobo muito mau planeja algo pior. O roteiro é bastante infantil, com várias peripécias características e clichês básicos. Mas, é divertido. Cada bicho tem uma personalidade específica, como o galo que sonha em voar, o porco ingênuo, as galinhas sensuais, a ovelha amiga e, claro, o rato egocêntrico.

Amigos para SempreA direção de arte da animação 2D também é simples, mas, bem realizada. Os personagens são fofinhos, com traços arredondados, típicos do estilo. Os cenários são simples e muitas vezes utilizam o recurso do fundo único, com primeiro plano em movimento. A trilha sonora foi difícil de acompanhar, já que o volume estava mais baixo para podermos ouvir as vozes da dublagem, mas pareceu coerente com toda a produção. Uma música tema, em alemão, parecia envolvente, talvez ganhando uma versão em português possa ser cantada pelas crianças com facilidade. Mas, o barato mesmo foi ver suas vozes nascendo ali do nosso lado. Pena que foi apenas um dia, senão iria sugerir que vocês corressem para a próxima sessão.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.