O Festival de Veneza está apenas no início, mas as notícias da charmosa cidade italiana já começam a causar curiosidades no cenário cinematográfico. A começar pela má recepção de W.E., novo filme de Madonna sobre o amor entre Wallis Simpson e o Rei da Inglaterra Eduardo 8º, que renunciou ao trono para continuar com ela. Entre risadas e vaias, o filme foi considerado clichê, tolo e como se tivesse sido dirigido por uma adolescente (fonte). Ainda assim, na coletiva de imprensa, a estrela pop foi bem recebida e falou de sua paixão pelo cinema, citando os ex-maridos Sean Penn e Guy Ritchie, por isso, arriscou-se a dirigir novamente. (fonte). Por outro lado, o novo filme de Roman Polanski (foto) foi muito bem recebido. Carnage já está sendo considerado um forte candidato ao prêmio pela força do texto, baseado na peça da francesa Yasmina Reza que retrata um duelo verbal entre dois casais, passando por discussões sobre terceiro mundo, politicamente correto, regras da vida em sociedade, consequências de um casamento e diferenças entre homens e mulheres.

Para começar o mês de setembro, boas estreias esta semana. Após duas semanas de pré-estreias, chega em cartaz O Homem do Futuro, filme de Cláudio Torres. Uma comédia romântica em bom estilo. É divertido, com ótimos momentos e um tema bem desenvolvido que foge do lugar comum. Tem problemas, sim, mas nada que torne a experiência ruim. Enquanto se mantém no ano de 1991, a trama é bem desenvolvida. O cenário é bem ambientado, os figurantes passam emoção, a música de Renato Russo repetida duas vezes arrepia, os personagens interagem em três tempos de maneira harmônica e a montagem é feliz ao não deixar o espectador se perder diante das possibilidades que vão se desenvolvendo com o decorrer do roteiro. É só esquecer 2011 e se divertir.
Continuando o projeto Sessão Vitrine, que consiste no lançamento coletivo de filmes brasileiros, inéditos no circuito comercial, estreia hoje A Fuga da Mulher Gorila, dirigido por Felipe Bragança e Marina Meliande. O filme que faz parte da trilogia Coração no Fogo, junto com A Alegria e Desassossego, conta a história de duas irmãs que pegam a estrada de kombi, recolhem um ator que deseja conhecer o Rio de Janeiro e organizam um show mambembe no qual se transformam em gorila e ameaçam a platéia. Uma homenagem ao circo e sua magia, parece mesmo interessante. A Sessão Vitrine acontece nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife, Goiânia, São Luiz, Porto Alegre, Curitiba, Florianópolis, Belém do Pará, João Pessoa, Maceió, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Campo Grande e Vitória.
Ainda hoje, chega aos cinemas em algumas capitais o filme Medianeras: Buenos Aires da era do amor virtual, vencedor do Festival de Gramado, que conta a história de um casal virtual que nunca se vê pessoalmente apesar de passar sempre próximo um do outro. E o suspense Apollo 18, que traz uma nova versão para o encerramento das viagens especiais para lua, através de um incidente misterioso. O filme é todo rodado em câmera subjetiva, utilizando o recurso já comum em filmes de terror. 
Já que ainda não podemos ver Carnage, que estreou em Veneza. Uma dica é esse filme de Polanski que nos envolve em um instigante jogo de relacionamento entre dois casais bastante distintos. O jovem casal inglês que é enredado pela estranha relação do americano Oscar e sua sensual esposa Mimi.

