Contagem regressiva: Os Vingadores - Parte 1 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Contagem regressiva: Os Vingadores - Parte 1

Os VingadoresFaltam exatamente dez dias para a estreia de Os Vingadores, filme da Marvel reunindo boa parte de seus heróis, agora em parceria com a Disney. Favor não confundir com o filme Os Vingadores de 1998. O Projeto Vingadores surgiu a bastante tempo e é um sonho acalentado por produtores e fãs de ver uma reunião de super-heróis na tela grande como nunca antes vista. A ideia do grupo nos quadrinhos surgiu como uma resposta da Marvel à Liga da Justiça de sua concorrente DC e seus personagens acabaram ganhando um espaço maior no coração dos colecionadores de quadrinhos. A primeira publicação em HQ foi em 1963, e os membros fundadores foram O Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem Formiga e Vespa. Desde então, o grupo passou por várias mudanças e formações. E de forma curiosa, a versão que veremos no cinema, não chega a ser exatamente, nenhuma delas.

Os VingadoresDesde 2005, a Marvel vem preparando o mundo cinematográfico para esse encontro anunciado. E ela precisou utilizar os heróis que tinha em mãos, ou seja, os que os direitos não estavam comprados por algum outro estúdio, como o Homem-Aranha, por exemplo. Assim, os filmes individuais dos personagens foram sendo lançados, mas com algo interligado que abriria espaço para o projeto. O filme do Homem de Ferro (2008) foi o primeiro a começar a brincadeira, com um escudo do Capitão América no depósito de Tony Stark, o personagem de Clark Gregg, agente da S.H.I.E.L.D., e o personagem de Samuel L. Jackson após os créditos. O mesmo acontece com O Incrível Hulk (2008), em que alguns juram ter visto Thor, e o próprio Tony Stark aparece em um bar conversando com o Comandante Ross. Até por essa preparação, muitos estranharam a ausência de Edward Norton no projeto final. A continuação de Homem de Ferro (2010) trouxe uma ligação ainda mais explícita, inclusive com outra integrante do grupo, Scarlett Johansson como a Viúva Negra e a cena final do encontro de Mjölnir, o martelo de Thor. Já o filme de Thor (2011) tem a participação de outro integrante, o Gavião Arqueiro, além de diversas citações a S.H.I.E.L.D. e uma piada como Tony Stark. Por fim, o Capitão América: O Primeiro Vingador (2011), um super soldado transformado numa máquina Stark, termina o filme com um gancho perfeito para a aventura conjunta ao acordar no laboratório da S.H.I.E.L.D.

Para os que não viram, ou não se lembram, vamos apenas fazer uma retrospectiva de cada um dos integrantes da versão cinematográfica de Os Vingadores, com um pouco de seu perfil e o que já foi feito deles no cinema. Hoje vamos lembrar de dois dos fundadores do grupo, Hulk e O Homem de Ferro. No próximo domingo, quando ficarmos a cinco dias da estreia, vamos relembrar os outros quatro: Thor, Capitão América, Gavião Arqueiro e Viúva Negra.

Hulk

Os Vingadores - Hulk - Mark RuffaloAtor em Os Vingadores (The Avengers / 2012)
Mark Ruffalo

O homem que não pode ficar nervoso. Hulk é o herói mais trágico da Marvel. Odiado pelo pai e por si mesmo, o alter-ego do cientista Bruce Banner é um resultado desastroso de uma experiência com raios gama que o transformou em uma espécie de monstro raivoso. Surgindo nos quadrinhos em 1962, o personagem tem uma curiosidade, ele seria cinza a princípio, mas um erro na impressão da gráfica o deixou com um tom esverdeado. O público gostou e ele não pode mais mudar sua aparência. Foi ele também, um dos fundadores do grupo Os Vingadores, quando consegue se livrar de Loki que o estava controlando para vencer Thor. Mas, apesar de toda uma trajetória nos quadrinhos, parece que o O Incrível Hulk teve sua época áurea na televisão.

O Incrível Hulk - Bill Bixby e Lou FerrignoEntre 1978 e 1982 a CBS exibiu 80 episódios da série O Incrível Hulk. Com um tom mais ameno, contava a história do cientista Bruce Banner, interpretado pelo finado ator Bill Bixby, que a cada episódio aparecia em uma cidade diferente onde ajudava a resolver algum problema, ao mesmo tempo em que tinha que esconder o seu segredo. Este segredo era que após uma experiência com radiação gama, ele não podia ficar nervoso, ou se transformava na criatura verde que todos já conhecem. O fisiculturista Lou Ferrigno interpretava o ser, pintado de verde e bem mais real que as computações até aqui. Um detalhe interessante na série é que todo episódio terminava do mesmo jeito, com Bruce Banner na estrada ao som de uma música melancólica (The Lonely Man Theme).

Já no cinema, Hulk ainda não teve uma coroação tão feliz quanto na televisão. O Projeto Os Vingadores é uma esperança para o "Gigante Esmeralda". Foram até aqui três filmes para TV: O Retorno do Incrível Hulk (1988), O Julgamento do Incrível Hulk (1989) e A Morte do Incrível Hulk (1990) e dois longa-metragens de grande porte. São eles:

Hulk de Ang LeeHulk (2003) - Direção de Ang Lee

Bem diferente dos quadrinhos e da série de televisão, este filme de Ang Lee causou algumas revoltas, principalmente pelo Hulk em computação gráfica totalmente disforme e sem expressão. Na história, tudo começa com experiências do cientista militar David Banner que acaba passando para o seu filho Bruce, genes mutantes que ele teme transformá-lo em um monstro. Bruce é adotado e quando cresce, se torna também cientista, sofrendo um acidente com radiação gama que o transforma no Hulk sempre que está nervoso. O ator Eric Bana interpreta Bruce Banner e não está ruim, mas o filme não emplacou mesmo.


O Incrível Hulk com Edward NortonO Incrível Hulk (2008) - Direção de Louis Leterrier

Mais próximo dos quadrinhos e com um clima mais parecido com a série, esse filme já traz a marca do Projeto Os Vingadores, mesclando referências e aparições como a de Tony Stark. Interpretado por Edward Norton, Bruce Banner ganha uma camada a mais em sua personalidade, sempre obcecado por encontrar uma cura para o seu mal. O filme apesar de reinventar o acidente em laboratório, é quase uma continuação do filme de Ang Lee, já que começa com Bruce escondido no Brasil, procurando uma forma de se livrar do Hulk. Apesar de excelente ator, melhor que Mark Ruffalo, Norton foi cortado do Projeto por desentendimentos desde a época da produção desse filme. Em 2010, os estúdios Marvel publicaram a nota oficial dizendo que "Nós tomamos a decisão de não trazer Ed Norton de volta para viver Bruce Banner em Os Vingadores. Nossa decisão definitivamente não é baseada em fatores monetários, mas ancorada na necessidade de um ator que divida a criatividade e o espírito colaborativo dos nossos outros talentosos integrantes do elenco. Os Vingadores exige pessoas que funcionem como parte de um grupo, como Robert, Chris H, Chris E, Sam, Scarlett e todo o nosso talentoso elenco. Esperamos anunciar o nome do ator que preencherá esses requisitos e seja apaixonado por esse icônico personagem nas próximas semanas" (fonte).

O Homem de Ferro

Os Vingadores - Homem de Ferro - Robert Downey Jr.Ator em Os Vingadores(The Avengers / 2012)
Robert Downey Jr.

O herói playboy Anthony Edward Stark, mais conhecido como Tony Stark sempre foi um gênio. Sua vida e experimentos diversos foram facilitados pela fortuna que herdou de seu pai aos 21 anos, desde então, viveu inconsequentemente, apoiado em invenções de armas diversas. Sua fama cresceu ao ajudar os Estados Unidos durante a guerra do Vietnã e foi lá que sofreu um acidente que quase o matou, mas o levou a criar um reator que o mantêm vivo, controlando os estilhaços que ficaram em seu coração. Assim, surgiu o Homem de Ferro. Um herói controlando uma super armadura e esse reator energético.

Homem de Ferro - Série - 1966
Nos anos 60, o Homem de Ferro também conquistou a televisão, mas em uma versão animada com o desenho O Invencível Homem de Ferro. Nos anos 90, ele ressurge com uma série diferente onde cria o grupo Força Tarefa. E finalmente, nos anos 2000, surge a versão teen do Homem de Ferro, onde ele cria a armadura para impressionar o pai, mas acaba sofrendo um acidente de avião junto com este. O pai morre e Tony, que se salvou por causa do escudo de sua armadura, resolve lutar para salvar o mundo.

No cinema, o Homem de Ferro, que é um dos fundadores de Os Vingadores, surge como o primeiro passo da Marvel para o Projeto. O ator Robert Downey Jr. encarna com perfeição o personagem Tony Stark dando uma nova guinada a sua carreira.

Homem  de FerroHomem de Ferro (2008) - Direção: Jon Favreau

Todo o roteiro se concentrou na construção desse anti-herói inconsequente que após ver a destruição de suas armas de guerra de perto, quer deixar o legado de um mundo em paz. Muito bem produzido e roteirizado, o filme foi sucesso absoluto de crítica e bilheteria. O filme acaba com a provocação: na coletiva de imprensa Tony Stark diz que é o Homem de Ferro e a continuação resgata exatamente desse ponto.

Homem de Ferro 2 (2010) - Direção: Jon Favreau

Por não ter uma identidade secreta, o Homem de Ferro é a síntese da incongruência americana que sempre criou seus super-heróis como mártires anônimos de uma nação honrada. Tony Stark joga na tela que os Estados Unidos não querem a paz e o bem-estar, eles querem o poder de controlar o mundo. Todo o segundo longa é construído em cima desse argumento e Tony tem que enfrentar a pressão do governo, o veneno que o mata e salvar sua vida ao mesmo tempo, além de um vilão esquecido, Ivan Vanko, que é a denúncia a incoerência de um homem que construiu sua fortuna em cima de vendas de armas e diz que tudo o que ele busca é um mundo em paz. Há apenas alguns exageros, mas é divertido, bem produzido e com cenas de ação de tirar o fôlego, principalmente nos voos.



Este artigo não fica por aqui. Veja a segunda parte.
Ou leia a crítica do filme.

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.