Contagem regressiva: Os Vingadores - Parte 2 : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Contagem regressiva: Os Vingadores - Parte 2

Os VingadoresContinuando a nossa contagem regressiva para o filme Os Vingadores, dirigido por Joss Whedon, vamos relembrar os outros quatro membros dos heróis que estarão nas telas tentando vingar o planeta Terra da invasão indesejada. Mas, antes, vamos falar um pouco mais da produção em si. Os Vingadores é produzido pela Marvel Studios e distribuído pela Walt Disney Pictures, o filme está sendo aguardado por toda expectativa que gerou nos últimos anos, com a estratégia inteligente de lançamento dos filmes individuais, sempre com algum gancho para o próximo. Quem assumiu o roteiro e direção desse desafio foi Joss Whedon, com vasta experiência na televisão, onde criou séries como Buffy e Angel e no cinema foi o responsável pelo roteiro de Toy Story, que revolucionou os filmes de animação infantil. Como diretor, na verdade, não tem grande destaque, dirigiu o filme Serenity - A Luta pelo Amanhã em 2005, mas a força do nome e a paixão por quadrinhos deixa os fãs tranquilos de que vem algo bom por aí.

Então, vamos agora relembrar um pouco mais de Thor, Capitão América, Gavião Arqueiro e Viúva Negra.

Thor

Thor - Chris HemsworthAtor em Os Vingadores (The Avengers / 2012)
Chris Hemsworth

Inspirado no deus nórdico, surge o herói da Marvel que se diferencia dos demais, pois não é um ser humano com poderes. É mesmo um deus que enfrenta seres tão mitológicos quanto ele. Filho de Odin, o deus supremo de Asgard, e de Jord, a deusa Midgard (Terra), Thor é o príncipe de um outro mundo existente numa dimensão acima de Midgard, a Terra. Sua identidade secreta mais utilizada é o Dr. Donald Blake, mas ele também já foi um operário/engenheiro da construção civil chamado Sigurd Jarlson.

Thor e HulkThor não teve um desenho animado só seu durante muito tempo, mas participou de vários como The Marvel Super Heroes, Homem-Aranha e Seus Amigos e Os Vingadores: Os Super Heróis mais Poderosos da Terra. Assim como apareceu no filme O Retorno do Incrível Hulk (foto), de 1988. Mas, em 2011 a Marvel Animation lançou THOR & LOKI, irmãos de sangue, que até agora só teve uma temporada com quatro episódios. E, no cinema, tivemos o filme de 2011, que também fez parte da preparação para Os Vingadores.

Thor (2011) - Direção: Kenneth Branagh
Um filme divertido, repleto de magia e construções místicas, mas sem grandes empolgações. O roteiro, principalmente, é mal desenvolvido. Claro que é difícil explicar uma mitologia em duas horas e os filmes precisam de uma ação própria, não sendo apenas introdução. Thor precisava estar pronto ao final do filme para agir como herói. O problema é que o roteiro gasta um bom tempo para ele ser expulso. Outro tanto dele se ambientando na Terra. E deixa para os minutos finais todos os confrontos importantes e claro, a resolução do problema maior que é ser digno ou não de seu poder. A sensação é de que tudo acontece rápido demais nesse ponto, como se a resolução fosse fácil e quase tola. Isso dá uma frustração.

Capitão América
Capitão América - Chris EvansAtor em Os Vingadores (The Avengers / 2012)
Chris Evans

O Primeiro Vingador, este herói surgiu na segunda guerra mundial, como alter ego do soldado Steve Rogers. Um típico personagem oportunista para campanha de patriotismo dos Estados Unidos. Mas, engana-se quem acredita que Rogers foi o único a injetar o "soro do supersoldado" e vestir a roupa do Capitão América. Devido a longevidade da série e a necessidade de se recriar com o fim da guerra, outras histórias foram surgindo e até descobriu-se que o primeiro Capitão teria sido o soldado negro Isaiah Bradley. Depois dele e de Rogers haveriam ainda outros, algumas fontes falam de sete no total.

Capitão América - 1990Na televisão, o herói teve uma série em 1944 com Dick Purcell no papel do herói. Produzida pela Republic Pictures, era levemente baseada nos quadrinhos. Teve ainda dois telefilmes em 1979: Captain America (19 de Janeiro) e Captain America II: Death Too Soon (23 de Novembro), com Reb Brown no papel. E em 1990 surgiu Capitão América - O Filme (cartaz), dirigido por Albert Pyun, com Matt Salinger no papel principal.

Capitão América, o primeiro vingador (2011) - Direção: Joe Johnston
Um filme bem realizado, sem dúvidas, mas que não empolga, nem traz novidades. Ainda assim, consegue ser melhor que Thor. A história é simples, os Estados Unidos são a salvação do mundo contra as ameaças maléficas. Primeiro Hitler, depois o Caveira Vermelha, que não deixa de trazer uma alusão à cor do segundo inimigo norte-americano: o comunismo. Steve Rogers é o garoto desacreditado, até mesmo ridicularizado, que vai dar a volta por cima. O roteiro é ufanista, simples e com definições bem claras, mas é bem desenvolvido, não se torna cansativo nem confuso, envolvendo a platéia na história. O ponto negativo fica para as inserções românticas e apelativas em alguns momentos.

Gavião Arqueiro

Gavião Arqueiro - Jeremy RennerAtor em Os Vingadores (The Avengers / 2012)
Jeremy Renner

Um herói com uma história curiosa, pois apareceu a princípio como vilão nas histórias do Homem de Ferro. Só depois se arrependeu e entrou para Os Vingadores. Não dispõe de qualquer poder de natureza sobre-humana, porém, ele é o mestre supremo do arco e flecha, tendo uma mira quase sobrenatural vinda de muito treino. É também um excelente artista marcial, líder e acrobata. Sempre secundário, nunca teve uma revista própria, nem série de televisão, muito menos filme. Mas, aparece rapidamente no filme de Thor dirigido por Kenneth Branagh, já interpretado pelo ator Jeremy Renner.

Viúva Negra

Viúva Negra - Scarlett JohanssonAtriz em Os Vingadores (The Avengers / 2012)
Scarlett Johansson

Seu nome verdadeiro é Natalia Romanova e é outra que começou como vilã nas histórias do Homem de Ferro. Uma super-espiã soviética que tinha inclusive um romance com o Gavião Arqueiro. Seu destino começou a mudar quando enfrentou o Homem-Aranha em 1970 aparecendo com um novo uniforme, fez tanto sucesso que voltou como namorada do Demolidor, sendo personagem regular da revista do herói. Fez parte ainda do grupo dos Campeões (Hércules, Motoqueiro Fantasma, Homem de Gelo e Anjo), antes de se tornar uma agente da S.H.I.E.L.D. e finalmente ingressar em Os Vingadores.

Não tem exatamente super-poderes, mas experiências russas retardaram o seu envelhecimento, aumentaram o seu sistema imunológico e reforçaram sua resistência física. É também excelente lutadora, perita em artes marciais, especialista em armas de fogo, em táticas militares e espionagem. Assim como o Gavião não tem histórias próprias, mas teve bastante destaque no filme O Homem de Ferro 2, interpretada pela atriz Scarlett Johansson.




Esta é a segunda parte deste artigo. Veja a primeira parte.
Ou leia a crítica do filme.



CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.