Expectativa para Batman : CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo

CinePipocaCult : blog de cinema

recentes

Expectativa para Batman

BatmanA promessa está feita. Christopher Nolan quer fechar sua trilogia sobre o homem-morcego com chave-de-ouro. A expectativa é imensa e não é para menos, o diretor elevou o status da série, criando filmes próximos do real e extremamente bem realizados. Cavaleiro das Trevas é apontado como o melhor filme de super herói já feito em todos os tempos. E nesse ponto é que O Cavaleiro das Trevas Ressurge se torna um filme perigoso. Como superar o fanatismo pelo segundo filme da série? Mais do que isso, como superar a crescente ascensão de Nolan que, no meio do caminho, ainda apresentou A Origem.

Aparentemente, ele conseguiu, pelo menos é isso que chega aos nossos ouvidos vendo as críticas lá de fora. Mas, enquanto o Homem-Morcego não chega por aqui, vale relembrar um pouco de sua trajetória nas telas.

Quem é Batman?

BatmanO homem-morcego é indiscutivelmente o personagem mais querido da DC. Co-criado pelo desenhista Bob Kane e o escritor Bill Finger, a sua atmosfera dark vem de sua trajetória enquanto personagem. Batman é o alter-ego de Bruce Wayne, um empresário multimilionário que para disfarçar sua verdadeira missão no mundo, finge ser um playboy sem grandes pretensões. Nesse ponto está um grande interesse no personagem, afinal, Bruce é um homem perturbado que, quando criança, viu seus pais serem assassinados e passou a ser obcecado no funcionamento de mentes criminosas.

Ele se preparou física e intelectualmente para combater o crime e tem nesse objetivo de vingança e justiça sua arma. Afinal, não há superpoderes, experiências genéticas, nem mesmo acidentes nucleares, Bruce usa apenas seu intelecto, seu treinamento e, claro, a tecnologia que o seu dinheiro pode comprar. De uma maneira coerente, o justiceiro mascarado de Gotham City tem arqui-inimigos também perturbados psicologicamente e sem poderes sobrenaturais. E claro, muito inteligentes.

BatmanNo cinema

Batman - O Homem Morcego (1966)
Ao contrário do que muitos pensam, Tim Burton não foi o primeiro a levar Batman aos cinemas. Em 1949, Spencer Gordon Bennet fez uma série de filmes para o cinema com o título de Batman e Robin, que juntos contabilizam 263 horas de aventuras do homem morcego (Robert Lowery) e seu fiel escudeiro (Johnny Duncan). Anos depois,  em 1966, Leslie H. Martinson fez esse filme com Adam West no papel do herói e Burt Ward como Robin. A partir do sucesso do filme que a dupla migrou para a televisão, na famosa série que teve 120 episódios de 1966 a 1968.

BatmanBatman (1989)
Em 1989, Tim Burton trouxe o Batman em um tom mais sombrio, diferente do tom de comédia do primeiro filme e da famosa série. Com inspirações do Expressionismo Alemão, o filme tinha atmosfera dark para contar a história do garoto que vê seus pais serem assassinados, se torna um herói mascarado e enfrenta o seu arqui-inimigo Coringa. Michael Keaton encarnou o homem-morcego e Jack Nicholson, o Coringa.

Batman Returns (1992)
O sucesso do filme foi tanto que gerou uma continuação. Três anos depois, Michael Keaton encarnou novamente o herói pelas mãos de Tim Burton. Os vilões agora eram Mulher-Gato e Pinguim, interpretados por Michelle Pfeiffer e Danny DeVito. O tom gótico e sombrio continuava e a trama bem desenvolvida ainda agradou aos fãs.

Batman Forever (1995)
Com Joel Schumacher começaram os problemas do herói no cinema. A saída de Tim Burton fez a série dar uma repaginada, tirando a estética gótica e deixando o filme com mais ação pop. Michael Keaton deu adeus ao personagem, não que ele fosse um Bruce Wayne espetacular, mas deu lugar à Val Kilmer, que não ajudou muito. Nesse filme, o garoto prodígio Robin também foi incluído na trama, interpretado por Chris O'Donnell. Entre os vilões, Tommy Lee Jones como Duas-Caras, Jim Carrey como Charada e Nicole Kidman como Dra. Chase Meridian.

BatmanBatman & Robin (1997)
Se o segundo filme de Tim Burton não foi tão bom quanto o primeiro, mas ainda foi uma boa obra, o mesmo não pode ser dito de Joel Schumacher. Mesmo trocando o seu protagonista por um ator melhor (sai Val Kilmer, entra George Clooney), esse é a mancha na carreira do herói. A dor de todo fã de Batman. Considerado um dos piores filmes de heróis da história, tem ainda no elenco nomes como Uma Thurman, Alicia Silverstone, Arnold Schwarzenegger como o Mr. Freeze e Chris O'Donnell que voltou como Robin.

Trilogia Nolan

Após a má recepção de Batman & Robin, o personagem teve um dos reboots mais bem sucedidos que já foram vistos na história do cinema. Christopher Nolan elevou o status do filme de herói, construindo uma narrativa densa, complexa e extremamente realista. Uma tese sobre a natureza humana feita em três atos.

BatmanBatman Begins (2005)
E o primeiro aconteceu em 2005, com Christian Bale no papel principal. O filme foca no nascimento do Batman, mas não simplesmente no garoto rico que perde os pais e luta contra o crime, mas da busca de um homem por sua essência. O filme mostra o treinamento de Bruce Wayne, a busca por sua essência e o despertar do seu alter-ego. O filme traz ainda Gary Oldman como Gordon, Michael Caine como Alfred, Katie Holmes, Liam Neeson e Morgan Freeman.

O Cavaleiro das Trevas (2008)
Quando parecia que Nolan já tinha mostrado o seu melhor, veio 2008 o que muitos consideram como o melhor filme de herói de todos os tempos. Batman - O Cavaleiro das Trevas é um drama psicológico complexo que tem como principal atração o seu vilão, Heath Ledger na pele de O Coringa.

O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012)
Não por acaso, a expectativa está em alta para esse fechamento da trilogia. Há um clima tenso no ar. Tom Hardy encarnará o vilão Bane, nessa visão quase pós-apocalíptica de Gotham City. Vejamos.


Curiosidades:
O personagem teve ainda alguns longas de animação como:
- Batman: Máscara do Fantasma (1993)
- SubZero (1998)
- Batman - O Cavaleiro de Gotham (2008)
- Batman Contra o Capuz Vermelho (2010)

CinePipocaCult :: bom cinema independente de estilo Designed by Templateism.com Copyright © 2014

Tecnologia do Blogger.