

Pois é, uma nova distribuidora está chegando ao Brasil e sua missão é "trazer para o Brasil filmes de sucesso internacional do cinema indiano e auxiliar o desenvolvimento do cinema brasileiro, através de co-produções e acesso ao mercado cinematográfico indiano". A iniciativa é do baiano André Nascimento e o indiano Dinesh Sinha e o primeiro filme para a investida foi o filme Fanaa de 2006 que estreou em oito estados do país no fim de agosto, em 25 salas do circuito comercial. “Escolhemos Fanaa pelas qualidades artísticas que ele apresenta e também por representar o bom cinema produzido na Índia”, declara Dinesh (fonte).
Grande Prêmio Canal Brasil de Curta-Metragens
Saiu os vencedores do Grande Prêmio do Canal Brasil. O escolhido pelo júri técnico foi o belo documentário "A Casa da Vó Neyde", de Caio Cavechini. O filme traz a questão do tio do diretor que era viciado em crack e a forma como ele acaba sendo internado em meio às filmagens. Já o escolhido pelo público foi o filme Jiboia de Rafael Lessa que conta a trama de uma cabeleireira da Rua Augusta e uma adolescente filha de sua patroa em uma trama de desejo, traição e loucura no submundo da Rua Augusta. Os dois filmes serão exibidos no dia 15 de setembro, às 23h15, no Canal Brasil.

Filme marco de Eduardo Coutinho, Cabra Marcado para Morrer foi restaurado e tem re-estreia em São Paulo. A princípio, Coutinho queria fazer um filme de ficção sobre uma história de tensão no campo, envolvendo latifundiários que teriam assassinado o líder da Liga Camponesa, João Pedro Teixeira. Isso no início dos anos 60. Veio a ditadura, Coutinho foi para Globo e começou a construir sua linguagem documental no programa Globo Repórter que possuía um formato bem diferente do que vemos hoje. Só em 1984 ele pode retomar o projeto, e aí, resolveu que seria melhor um documentário para contar aquela história.

Uma curiosidade histórica, há exatamente 56 anos, Marilyn Monroe fazia sua famosa cena no filme O Pecado Mora ao Lado, tendo sua saia levantada pelo vento do metrô. A cena rápida virou ícone, sendo repetida como homenagem em filmes a exemplo de A Dama de Vermelho, ou em paródias diversas. Além claro, dos milhares da cartazes com Marilyn segurando a sua saia que povoou a imaginação de muita gente.
Primeiro filme em cores
O National Media Museum, em Bradford, na Inglaterra acaba de fazer uma descoberta que pode mudar a história do cinema. Rolos datados de 1901 e 1902 de autoria do fotógrafo Edward Turner seriam as primeiras imagens coloridas da história, muito antes do Kinemacolor que só foi começar a ser usado em 1908. São apenas imagens simples com as filhas do fotógrafo como olhando peixes no aquário ou na praia, mas não deixa de ser um marco a ser registrado. (fonte)

A música também está presente essa semana com duas vertentes distantes, como My Way, o mito além da música de Florent-Emilio Siri sobre a trágica história de Claude François, ícone da música popular francesa. E Tropicália de Marcelo Machado, sobre o movimento que sacudiu o cenário cultural brasileiro entre 67 e 68, que não se restringiu à música, mas começou com ela, tornando-se mais famosa.
Por fim, tem a comédia estrelada por Ben Stiller, Vizinhos imediatos de 3º grau de Akiva Schaffer sobre um grupo atrapalhado de policiais que descobrem alienígenas nas redondezas.

O Projeto Quartas Baianas, realizado pela Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV/ABD-BA) e Diretoria de Audiovisual (DIMAS / SECULT/ FUNCEB), traz uma programação super especial para o mês de setembro. Homenagens a grandes diretores do passado como Roberto Pires e a nova geração com os dois filmes de diretores baianos premiados no 40º Festival de Cinema de Gramado no mês passado.
12/09
Lindeiras
Convidados: Diretores - Bruno Saphira e Tenille Bezerra
Sala de Milagres
Convidados: Diretores- Claudio Marques e Marília Hughes
19/09
Homenagem a Roberto Pires
Curta: A volta de Chico Candango
Longa: Tocaia no Asfalto
Convidados: Laura Pires e Raimundo Mendonça
29/09
Quartas Baianas Especial
Encerramento da Jornada Internacional de Cinema da Bahia
Menino do 5
Prêmio de de Melhor Filme, Roteiro, Ator, Melhor Filme eleito pelo Júri Popular, Prêmio do Júri da Crítica e Prêmio Canal Brasil
no 40º Festival de Cinema de Gramado
Convidados: Diretores - Wallace Nogueira e Marcelo Matos de Oliveira
A Mão que Afaga
Prêmio Especial do Júri no 40º Festival de Cinema de Gramado
Convidada: Diretora - Gabriela Amaral Almeida