![Central do Brasil](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhOIswxgHq6hnX_VHOLHFod3eLI8fbo0s3T1yfVUg4l7RTljE8TqQvaWNr3nfLaCvwOYmAylmtGh5GbERz4gpIaVbcCKhg4CfobaQmm6I5hlqn2VU3YaHNTcOXX8qDeRdcyT5VX6zZZjs3K/s200/cena-central-do-brasil-05.jpg)
Central do Brasil é um melodrama muito bem construído sobre uma amizade improvável e a busca por sua origem. Um road movie, filme estrada, onde Dora, uma mulher amargurada pela vida, vê-se em uma aventura inusitada pelo Brasil. Ela tem que ajudar Josué a encontrar seu pai. Ele que acaba de ver sua mãe morrer em plena Central do Brasil, principal estação do Rio de Janeiro e que só tem essa busca como esperança de continuidade de vida.
![Central do Brasil](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEihhZHj9JM5xpUOgcskW5w6DWtImrcJRJLfv1iN9Th1ResomV96wRi5vyI-XL-9A4yj-Ltpa0FOrmv4WPaKPkghwHfuDxPtY9cLTeTFCAuYD-x_gU95Bj54AmDOVWbJCdDTBRxa133ArgxI/s320/cena-central-do-brasil-04.jpg)
Mais uma vez alerto para os spoilers no texto. A partir daqui irei analisar a cena escolhida, que é a última cena do filme. Se não viu o filme ainda e não quiser estragar a surpresa, não continue lendo.
E, por isso, o final do filme é tão marcante e bem desenvolvido. Algo que o filme de Breno Silveira não conseguiu fazer tão bem em À Beira do Caminho. Dora e Josué não conseguem encontrar o pai do menino, mas encontram dois irmãos do garoto. Toda a situação é bem construída, até a carta que eles têm guardada para a mãe de Josué.
![Central do Brasil](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsQjAgvtKTkCzQndU3Q9k7VqKzHo_gZFpJp-nRdoWJv9QTx11Ku1XmOpVQ0NlghihwwCkU1CPVukXLuU8IC3SXuGHUMdEqBFzqV4zwbjUvrDVUBS1wJfsiTkKh7piJVdVxm9JaLUMSNHNS/s320/cena-central-do-brasil-03.jpg)
Tudo é feito sem pressa, priorizando os detalhes. A cena dentro da casa é toda na penumbra, com Dora se aproximando de uma imagem de uma santa. Acende a vela, arruma a carta que o pai tinha escrito para a mãe de Josué. Tira da bolsa a carta que a mãe tinha escrito para o pai de Josué. O símbolo das duas cartas unidas ali no altar é uma espécie de símbolo de que o casal de alguma forma se reencontrou. Tanto que a cena anterior mostra os três irmãos dormindo juntos.
Dora é a intrusa ali. Ela sai de casa e a música começa a tocar. Está amanhecendo, o céu em uma cor especial com a música tocando dão uma melancolia própria das despedidas. A câmera pára na porta da casa e vemos Dora se afastando. O nosso olhar fica, como se estivéssemos na posição de Josué nos despedindo daquela mulher.
![Central do Brasil](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhBhyphenhyphenATHqB5OUQuY-8ii1xzxYhT9kBPDijA_s6wK90c0fHX8wYJ_s-pUqe2LukgNmeqdTkFhPsUQbfph_W6nr2BeIbmd_798KzcXwYJNFu69BPNYcWQwU6_-wchqcG7zCDNcV3g_Lp71A9A/s320/cena-central-do-brasil-02.jpg)
É quando Dora começa a escrever a carta de despedida para Josué explicando sua decisão. Nesse momento temos a licença poética de, com a montagem, parecer que Josué está ouvindo o que Dora diz, já que suas reações são condizentes com as palavras da mulher. Pois, enquanto Dora fala sobre ser melhor Josué ficar com os irmãos e contar sobre sua relação com o pai antes dele ir embora. Josué pára de correr, começando a se conformar com a despedida forçada.
![Central do Brasil](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgI1_H4yH8rc3wYha3XHi5jyHClIv__xSMAbc_AGqlK77UG2S_N035vjgsgSqIQZsOvkF5i3geuIWULBw4hn5RGljJSuIqZiSt6AFtKqGpUv6MRJNDMJKpBKxOJT4RDyzCMpUHF4R0O55qR/s320/cena-central-do-brasil-01.jpg)
Volta para os dois emocionados, na certeza de que a plateia está emocionada junta, completamente identificada e sensibilizada com aquele momento. Um final melancólico, é verdade, mas ao mesmo tempo emocionante e esperançoso de que ambos tiveram uma vivência incrível, única. Ambos amadureceram, cresceram e se tornaram pessoas melhores. E que mesmo que separadas fisicamente, em um lugar escondido no coração de cada um, estão juntos, de mãos dadas, como na fotinha do aparelho da quermesse.
Cena indicada por Naldemir Melo, leitor do site e da página no Facebook.